Em primeiro lugar, o que exatamente é o marketing de retenção? Marketing de Retenção é quando você concentra-se em reter (manter) os clientes já existentes e não apenas focar em ganhar novos clientes.
De acordo com um estudo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a importância do marketing de retenção se dá também pelas seguintes estatísticas:
- É 5 vezes mais barato manter clientes do que conquistar novos;
- 65% das vendas ou contratações vêm de clientes já conquistados;
- Os custos em promoções e publicidade para os clientes já conquistados são muito menores do que para novos clientes;
- O valor da vida de um cliente que já faz parte da carteira é maior do que o de novos compradores;
- 92% dos clientes que já deixaram de comprar voltariam a fazê-lo se fossem contatados pelas empresas;
Infelizmente não existem ferramentas específicas que funcionem bem para todas as empresas.
O melhor plano depende da estratégia efetuada por sua equipe ou de terceiros que trabalham com sua empresa.
Geralmente, você encontrará o sucesso quando você se colocar no lugar de seus clientes.
Um exemplo disso seria saber se sua pós-venda está sendo efetuada com sucesso.
Ou seja, sua empresa após efetuar sua venda está sendo lembrada?
Você está se preocupando com seus clientes?
Aqui estão algumas dicas para o seu Marketing de Retenção:
1. Forneça um alto nível de apoio
Ter sistemas de apoio sólido permitem oferecer aos seus clientes um serviço “premium”.
Isto também significa que você tem a capacidade de transformar um cliente com algum problema em um cliente feliz e devotado.
Na maioria dos casos as dúvidas e os problemas ocorrem após a compra.
Quando essas dúvidas ou problemas são abordados de forma eficaz e em um tempo hábil, esses clientes se tornaram clientes de longo prazo.
Instrua seus funcionários a terem uma interação humana com seus clientes, esta interação dará aos clientes mais confiança em seus serviços e assim eles retornaram futuramente.
2. Proporcione uma experiência e um atendimento de qualidade
Dois dos fatores mais importantes quando se trata de retenção de clientes são o serviço de atendimento ao cliente e a experiência do cliente.
Se um cliente tem apenas experiências ruins ou não encontrou o que precisava quando precisava, eles terão maior probabilidade de não voltarem.
Garanta que seu atendimento esteja preparado para satisfazer o cliente, seja para tirar uma dúvida, resolver algum problema ou indicar uma melhor opção de compra.
3. Faça-o se sentir único
Como uma empresa, você deve se esforçar para personalizar o atendimento para cada pessoa.
Você não gostaria de se sentir como apenas mais um número.
Aqui estão algumas maneiras de personalizar seu atendimento:
- Chame seu cliente pelo nome quando entrar em contato (Pessoalmente, E-mail, Redes Sociais, SMS, etc.);
- Recomende produtos que combinem com as características e interesses pessoais de cada cliente;
Lembre-se um cliente feliz efetuará maiores compras e divulgações de sua marca.
4. Use e-mail para reter seus clientes
Em vez de utilizar o e-mail marketing apenas com objetivo de divulgação de produtos/serviços, utilize como Marketing de Retenção.
Conhecer o habito de compra de seu cliente pode ser extremamente útil.
Por exemplo, digamos que você controla uma academia e sabe que 30 pessoas se matricularam no mês de Janeiro, você pode gerenciar os clientes com base nessa data e mandar e-mail para incentiva-los ou parabenizando-os mostrando suas evoluções em cada conquista.
5. Crie um programa de fidelidade
Recompense seus clientes por escolherem você, esta é a forma de retenção mais poderosa que pode utilizar.
Dando aos clientes pontos de recompensa para cada compra e dando certas vantagens de acordo com número de pontos, você dará um forte incentivo para mantê-los com você.
Além disso, significa que os clientes sempre pensarão em sua marca primeiro antes de utilizar um concorrente no futuro, devido a já possuírem um programa de fidelidade com você.
O objetivo de se fidelizar clientes não é apenas faze-los comprar mais. Ele também pode ser ligado a outras ações valiosas, incluindo:
- Divulgação boca a boca de sua marca para os amigos;
- Depoimentos sobre sua marca, produtos ou serviços que geram uma prova social de seu valor;
- Aumentar o número de compartilhamentos e seguidores em Redes Sociais;
Se você ainda não pensou em um programa de fidelidade para o sua empresa, recomendo que pense agora.
Para conferir outras sacadas importantes, continue navegando aqui no blog e não se esqueça de compartilhar, afinal se esse artigo foi útil pra você ele também pode ser útil para seus amigos.
Você também vai gostar:
O que você achou deste conteúdo? Têm alguma dúvida ou sugestão? Comenta aí!
Nenhum Comentário, até o momento.
Deixe um comentário cancel
VOCÊ QUER SER VIP?!
Obtenha acesso instantâneo à minha Biblioteca de Recursos GRÁTIS. Receba as Últimas Notícias, Ofertas, Descontos, Bônus e Conteúdos Exclusivos que não são compartilhados em nenhum outro lugar.
Digite seu nome e endereço de e-mail AGORA e seja VIP ⤵︎