05 Dicas de Marketing de Retenção

Em primeiro lugar, o que exatamente é o marketing de retenção? Marketing de Retenção é quando você concentra-se em reter (manter) os clientes já existentes e não apenas focar em ganhar novos clientes.

De acordo com um estudo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a importância do marketing de retenção se dá também pelas seguintes estatísticas:

  • É 5 vezes mais barato manter clientes do que conquistar novos;
  • 65% das vendas ou contratações vêm de clientes já conquistados;
  • Os custos em promoções e publicidade para os clientes já conquistados são muito menores do que para novos clientes;
  • O valor da vida de um cliente que já faz parte da carteira é maior do que o de novos compradores;
  • 92% dos clientes que já deixaram de comprar voltariam a fazê-lo se fossem contatados pelas empresas;

Infelizmente não existem ferramentas específicas que funcionem bem para todas as empresas.

O melhor plano depende da estratégia efetuada por sua equipe ou de terceiros que trabalham com sua empresa.

Geralmente, você encontrará o sucesso quando você se colocar no lugar de seus clientes.

Um exemplo disso seria saber se sua pós-venda está sendo efetuada com sucesso.

Ou seja, sua empresa após efetuar sua venda está sendo lembrada?

Você está se preocupando com seus clientes?

Aqui estão algumas dicas para o seu Marketing de Retenção:

Marketing de Retenção

1. Forneça um alto nível de apoio

Ter sistemas de apoio sólido permitem oferecer aos seus clientes um serviço “premium”.

Isto também significa que você tem a capacidade de transformar um cliente com algum problema em um cliente feliz e devotado.

Na maioria dos casos as dúvidas e os problemas ocorrem após a compra.

Quando essas dúvidas ou problemas são abordados de forma eficaz e em um tempo hábil, esses clientes se tornaram clientes de longo prazo.

Instrua seus funcionários a terem uma interação humana com seus clientes, esta interação dará aos clientes mais confiança em seus serviços e assim eles retornaram futuramente.

2. Proporcione uma experiência e um atendimento de qualidade

Dois dos fatores mais importantes quando se trata de retenção de clientes são o serviço de atendimento ao cliente e a experiência do cliente.

Se um cliente tem apenas experiências ruins ou não encontrou o que precisava quando precisava, eles terão maior probabilidade de não voltarem.

Garanta que seu atendimento esteja preparado para satisfazer o cliente, seja para tirar uma dúvida, resolver algum problema ou indicar uma melhor opção de compra.

3. Faça-o se sentir único

Como uma empresa, você deve se esforçar para personalizar o atendimento para cada pessoa.

Você não gostaria de se sentir como apenas mais um número.

Aqui estão algumas maneiras de personalizar seu atendimento:

  • Chame seu cliente pelo nome quando entrar em contato (Pessoalmente, E-mail, Redes Sociais, SMS, etc.);
  • Recomende produtos que combinem com as características e interesses pessoais de cada cliente;

Lembre-se um cliente feliz efetuará maiores compras e divulgações de sua marca.

4. Use e-mail para reter seus clientes

Em vez de utilizar o e-mail marketing apenas com objetivo de divulgação de produtos/serviços, utilize como Marketing de Retenção.

Conhecer o habito de compra de seu cliente pode ser extremamente útil.

Por exemplo, digamos que você controla uma academia e sabe que 30 pessoas se matricularam no mês de Janeiro, você pode gerenciar os clientes com base nessa data e mandar e-mail para incentiva-los ou parabenizando-os mostrando suas evoluções em cada conquista.

5. Crie um programa de fidelidade

Recompense seus clientes por escolherem você, esta é a forma de retenção mais poderosa que pode utilizar.

Dando aos clientes pontos de recompensa para cada compra e dando certas vantagens de acordo com número de pontos, você dará um forte incentivo para mantê-los com você.

Além disso, significa que os clientes sempre pensarão em sua marca primeiro antes de utilizar um concorrente no futuro, devido a já possuírem um programa de fidelidade com você.

O objetivo de se fidelizar clientes não é apenas faze-los comprar mais. Ele também pode ser ligado a outras ações valiosas, incluindo:

  • Divulgação boca a boca de sua marca para os amigos;
  • Depoimentos sobre sua marca, produtos ou serviços que geram uma prova social de seu valor;
  • Aumentar o número de compartilhamentos e seguidores em Redes Sociais;

Se você ainda não pensou em um programa de fidelidade para o sua empresa, recomendo que pense agora.

Para conferir outras sacadas importantes, continue navegando aqui no blog e não se esqueça de compartilhar, afinal se esse artigo foi útil pra você ele também pode ser útil para seus amigos.

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