10 Dicas para Criação de Conteúdos Altamente Atrativos no Facebook

Para criar conteúdos altamente atrativos e relevantes para suas Fanpages, Grupos e até perfil pessoal do Facebook, você deve entender como funciona a apresentação do post do Facebook.

Ao entrar em seu perfil pessoal você conseguirá perceber que as principais postagens normalmente são de pessoas que você tenha maior interação.

Muitas postagens de seus amigos você não irá ver, devido ao grande número de postagens por minuto.

Esse dado pode ser confirmado facilmente.

Publique uma postagem e perceberá que o número de interação com essa postagem estará entre 5% a 10% do número de amigos que possui, não é devido as pessoas não gostarem do seu post e sim devido as pessoas não terem visto essa postagem.

Agora vamos pensar como uma empresa.

Considere o exemplo abaixo:

Um usuário tem 100 amigos incluindo sua empresa, por dia cada perfil coloca 10 postagens, daria em torno 1000 postagens, ou seja, o perfil de seu cliente terá cerca de 1000 postagens.

Vamos pensar que ele trabalhe 8h e durma 8h de 24h diárias, ele terá 6h “disponíveis” para ver cerca de 1000 postagens.

Lembrando que as postagens no Facebook são organizadas conforme a utilização do usuário, para seu conteúdo chegar ao seu público-alvo será uma batalha.

Quando trabalhamos com Marketing de Conteúdo, estamos querendo que as pessoas ao lerem nosso conteúdo tomem uma ação.

Seja comprar um produto, solicitar um serviço, divulgar nossa marca, cadastrar-se em nossa lista de e-mails, conhecer melhor nossa empresa, entre outros.

Por isso antes de criarmos um conteúdo temos que responder uma pergunta: “Qual o objetivo da sua marca ao utilizar o Facebook?”

Após respondermos essa pergunta, estaremos prontos para a elaboração de um Plano de Marketing, para atingirmos esse objetivo.

Um fato importante é não trabalhar o conteúdo apenas pensando nos fãs que você já têm em sua Fanpage, devemos trabalhar com o alcance orgânico que sua marca têm.

Por exemplo: Se sua Fanpage têm 10 mil fãs, poderá alcançar 100 mil, pois temos que levar em conta os amigos dos amigos dos seus fãs.

O conteúdo tem que ser construído com objetivo de alcançar esse público.

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Considerações para criação de conteúdo no Facebook

Antes de começar a colocar as dicas, vamos algumas considerações importantes:

  • O Feed é o lugar mais importante do Facebook: Apenas 1% que entram no Facebook em sua página, lembre-se raramente o consumidor irá ligar o computador com objetivo de interagir com sua marca;
  • O Feed é recheado de histórias e não de pessoas reais: A sua marca tem que conviver com histórias reais de amigos de seus clientes, lembre-se, seu maior concorrente são as postagens dos amigos de seus clientes;
  • Boas histórias de Facebook são simplesmente boas histórias: Sua campanha direcionada à televisão, normalmente, não funcionará no Facebook;
  • Não existem regras: Lembre-se que as regras para sua marca, podem ser diferentes para outras marcas.

Dicas de conteúdos altamente atrativos para Facebook

Antes de apresentarmos nossas 10 dicas, lembre-se, não existe uma regra especifica para o sucesso e sim possibilidades de sucesso.

1. Conte histórias não apenas fatos

Quando éramos crianças, nossas mães nos ensinavam valores importantes para a vida com fábulas, histórias aparentemente desligadas da realidade, mas que nos ensinavam.

Todas as pessoas gostam de histórias.

Quem não fica curioso para ver o final da novela, de um filme, série e etc.

Nosso cérebro se foca instintivamente em histórias e aprende melhor um fato quando ele está dentro de um enredo com começo, meio e fim.

Coloque emoção em seu conteúdo, não apenas foque em um fato.

Conte histórias que só sua marca pode contar e seja autentico.

2. Você não precisa agradar a todos

Você tem que manter uma opinião da marca.

Não tente ser o que você não é só para agradar um determinado público ou porque uma determinada marca fez algo que você gostou e você quer fazer também mesmo não estando de acordo com a personalidade da sua marca.

Deixe de ter um posicionamento e passe a ter uma posição.

Assim sua marca vai ser reconhecida mesmo que o nome ou o logo não apareçam.

Ao contar sua história, faça escolhas, defina um ponto de vista, tenha uma voz, pense em audiências específicas.

Se você for verdadeiro aos valores da sua marca, isso é ótimo.

É isso que as grandes marcas fazem.

3. Utilize memes somente que combinem com a personalidade de sua marca

Criar um conteúdo com a utilização de um meme somente pelo motivo que esteja na moda, não necessariamente será bom para sua marca.

Crie conteúdo utilizando memes somente se eles transmitirem valores e ideais semelhantes ao da sua marca.

Fuja da prisão do “funciona no social” e dos memes-pelos-memes.

Se uma história ou data é importante para sua marca, transforme isso numa campanha e não num post que só está seguindo a moda.

Afinal, estamos nas mídias e redes sociais para gerar resultados de negócio ou para ganhar likes?

4. Explore o poder das imagens

Imagens ajudam uma marca a ser tão interessante quanto as pessoas mais legais do feed, provocando reações, que por sua vez, provocam ações.

Procure imagens limpas, tente criar imagens personalizadas.

Não deixe que seu conteúdo vire só mais um banner que não se mexe.

Nossos cérebros já foram treinados por décadas de internet a ignorar os quadrados piscantes.

5. Texto curto

Se uma pessoa, em média, usa 16 palavras para contar suas histórias, sua marca precisa de mais?

Um texto curto dá oportunidade do leitor imaginar uma história com esse texto.

6. Esteja preparado para Mobile

Crie conteúdo para qualquer plataforma que possa ser acessada, incluindo plataformas mobile.

No Brasil, já são mais de 50 milhões de pessoas por mês, com o celular assumindo o papel de principal meio de acesso durante o período.

Nestes dispositivos, o conteúdo visual tem ainda mais destaque, capturando a atenção do leitor.

7. Utilize o conteúdo de seus visitantes como inspiração

Nem todas as suas histórias precisam ser geradas por uma equipe interna ou agência de propaganda.

Parceiros de conteúdo, celebridades, brand-lovers e – especialmente – seus fãs podem te ajudar nessa tarefa.

Sempre que possível, valorize seus fãs e o conteúdo que eles geram.

Eles podem lhe trazer muitas ideias de novos conteúdos.

8. Tenha consistência

Mantenha um conteúdo consistente que as pessoas irão gravar sua marca.

Cada post deve fazer sentido isoladamente mas, quando somado a todos os outros, a história da sua marca ficará mais interessante.

Crie histórias familiares ou piadas internas.

Assim quem sempre te acompanha se sentirá mais próximo, parte do seu grupo interno de amigos, pois entende melhor o que você falou do que quem não te segue por muito tempo.

E quem não segue vai querer olhar outras postagens para entender melhor e se sentir parte do seu grupo.

9. Arte + ciência

Não adianta ter apenas um ideia e terá sucesso, tem que fazer todo o planejamento estratégico para obter esse sucesso.

Cada publicação deve ser capaz de testar uma hipótese: dando certo ou errado, você tirou algum aprendizado.

Não existe receita de sucesso, mas sim a sua receita de sucesso.

10. Conteúdo certo para as pessoas certas

Crie algo que desperte em quem está vendo a sensação de que aquilo foi criado especialmente para ela e use as ferramentas de segmentação para amplificar a mensagem.

As pessoas ficam felizes com um bom conteúdo e sua campanha gera resultados reais de negócio.

Conclusão

Um bom conteúdo deve estar de acordo com a identidade de sua marca, deve ser um conteúdo que mesmo sem seu logo é facilmente reconhecido como sendo de sua marca.

Segue seus valores e ideais.

Seus conteúdos devem ensinar, entreter, inspirar os desejos, mostrar situações familiares e compreensíveis, e acima de tudo, resolver as necessidades e dores de seu público-alvo.

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