10 Dicas para Criar um Post Incrível e Otimizado (SEO) para Seu Blog

Escrever um post para seu blog, assim como escrever em qualquer outro lugar para passar uma ideia para outras pessoas, é uma habilidade. Para manter seu leitor interessado, você deve pensar sobre a estrutura de sua copy e escrever textos atraentes.

Você pode ajudar seus leitores a entender a ideia principal de seu post fornecendo títulos, subtítulos e parágrafos claros.

Se as pessoas entenderem e gostarem dos seus textos, elas estarão muito mais inclinadas a compartilhar seu post e seguir seu blog. E isso aumentará seus rankings.

Para melhorar sua classificação no Google, você definitivamente deve tentar maximizar suas habilidades de escrita!

Para alguns, escrever para fins de SEO e escrever para atrair e cativar o seu público pode parecer dois objetivos contraditórios.

Eu, particularmente, discordo disso.

Na verdade, se você não quiser apenas um bom, mas também um post bem otimizado para os buscadores, as palavras que você deseja rankear devem ser muito bem trabalhadas e de forma coerente fazer parte do seu contexto.

Não usar estrategicamente suas palavras-chave em seu texto é ruim em termos de SEO e usar suas palavras-chave muitas vezes prejudica gravemente a legibilidade do seu texto e pode ser categorizado como Keyword Stuffing.

Então, você definitivamente não deveria fazer isso.

Nesta publicação, vou apresentar algumas dicas sobre como escrever um post para seu blog que seja tanto legível como amigável ​​para SEO (SEO-friendly).

Eu realmente acho que esses dois objetivos devem (e facilmente podem!) andar de mãos dadas.

Dicas para criar um post incrivelmente otimizado para seu blog

Antes de tudo, seus posts no blog tem que ter uma boa escrita!

Muitos blogueiros simplesmente criam um novo post e começam a escrever. Eles apenas escrevem o que vem à mente.

Para alguns, isso pode ser suficiente porque eles tem talentos de escrita natural.

Outros podem precisar de ajuda. Eu sempre acompanho o próximo conjunto de “regras”.

1. Pense antes de escrever

Seus leitores provavelmente estão consumindo várias informações ao mesmo tempo, o que faz com que seu conteúdo precise chamar a atenção do leitor.

Pense muito sobre a mensagem do seu texto.

O que você quer dizer aos seus leitores ou qual pergunta central você quer responder?

Qual é o propósito do seu texto? E o que você quer que seus leitores façam no final da página?

Anote as respostas a essas perguntas antes de começar a escrever.

2. Organize a estrutura textual de seu post

Comece seu post com a criação de uma estrutura clara.

Cada post deve ter:

  • Algum tipo de introdução (em que você apresenta seu tópico);
  • Um corpo (no qual a mensagem principal está escrita);
  • Uma conclusão (que deve resumir as ideias mais importantes, deduzir ou recomendar alguma nova ideia).

Anote o que você quer escrever em todas essas três seções.

Agora você tem um tipo de resumo de seu post. A escrita real pode começar.

3. Use os parágrafos

Todo mundo usa parágrafos, mas certifique-se de usar parágrafos que façam sentido.

Não comece uma nova frase em uma nova linha, só porque parece legal.

Deve haver uma razão para fazer um novo parágrafo.

Cada parágrafo deve ter uma ideia principal ou um assunto principal.

Pergunte-se qual é a ideia principal de cada parágrafo.

Você deve poder entender essa ideia principal em apenas uma frase.

Se você precisar de mais frases, você simplesmente precisa de mais parágrafos.

4. Use cabeçalhos

Os cabeçalhos estruturam toda a página, então você deve usar cabeçalhos.

Eles são importantes para legibilidade e para SEO também.

Os títulos ou cabeçalhos ajudam o Google a compreender os principais tópicos de uma publicação longa e, portanto, podem ajudar no seu ranking.

Se você quiser que as pessoas encontrem seu caminho em seus artigos, você deve usar os cabeçalhos.

Dividir seus textos em títulos e subtítulos (h2, h3) levará as pessoas, ajudará a digitalizar sua página e esclarecerá a estrutura de seus artigos.

Certifique-se de usar suas palavras-chave em alguns títulos.

Mas não em todos, pois tornará o texto sem nexo ou repetitivo.

5. Otimize o comprimento do seu texto

Certifique-se de que seus textos tenham no mínimo 300 palavras.

O Google gosta de posts com textos longos, mas cuidado, se o seu texto é muito longo pode prejudicar os usuários.

Então tente parar em cerca de 700 palavras ou disponibilize uma navegação em seu texto com links de rolagem ou links âncora.

Como regra geral: tente mencionar suas palavra-chave para que elas fiquem em torno de 1% a 2,5% do total de palavras do seu texto.

Então, em um artigo de 300 palavras, você deve mencionar suas palavras-chave de 3 a 6 vezes.

6. Escaneabilidade

Antes de ler um post, muitas pessoas passam o olho, para ver do que ele trata, e se vale a pena continuar lendo.

Deixar seu texto “escaneável” significa exatamente facilitar esse processo.

Use recursos como intertítulos, imagens, listas e negritos para deixar seu conteúdo mais fácil de ser escaneado e torne a leitura mais agradável.

7. Links internos para posts anteriores

Se você já escreveu algum conteúdo sobre o tópico de seu post atual, não se esqueça de vincular ele a esses posts mais antigos.

Isso tornará seu post mais forte porque você mostra alguma autoridade sobre o assunto.

Sem esquecer que essa sua estrutura de links é importante também para sua classificação no Google.

E, claro, seu leitor pode estar interessado nesses posts relacionados também.

8. Use palavras de sinal

As palavras de sinal ajudam as pessoas a digitalizar seu texto e ajudam as pessoas a entenderem a ideia principal.

Digamos, por exemplo, que existem três razões para que as pessoas comprem seu produto. Você deve usar palavras-chave como: “primeiro de tudo”, “em segundo lugar” e “finalmente”.

Além disso, palavras como “no entanto”, “certamente” e “de fato” dão um sinal claro aos seus leitores.

Os leitores obterão instantaneamente uma conclusão que seguirá depois de palavras como “consequentemente”, “assim” ou “por esse motivo”.

As palavras de sinal são, portanto, muito importantes para estruturar seu texto.

9. Deixe outras pessoas lerem seu post

Antes de publicar seu post, deixe alguém ler seu artigo primeiro.

Pergunte a eles se entenderam a ideia principal de seu post e corrija os erros nas orações que não estão formuladas corretamente.

10. Utilize um título chamativo e atraente para seu post

De todas as partes do seu texto, o título é a parte mais importante.

Afinal, é a primeira informação a ser lida e deve atrair a atenção do seu leitor para que ele se interesse pelo que você escreveu.

Por isso, não adianta ter um bom texto se seu título não for atrativo.

Lembre-se: um título que não é chamativo não tem cliques, e sem cliques, não há leitores.

Dicas para escrever títulos chamativos:

  • Adjetivos: usar palavras como impressionante, intrigante ou chocante tornam seu título muito mais atrativo. “10 dicas sensacionais para escrever um título” é bem mais atraente que “10 dicas para escrever um título”, concorda?
  • Desperte a curiosidade: coloque algumas informações sobre o texto no título, mas não muitas! Faça o leitor querer clicar para entender melhor do que se trata. Um exemplo: “Crie títulos excelentes com essa nova técnica revolucionária”;
  • Crie senso de urgência: faça com que o leitor queira clicar no post oferecendo um benefício que será útil o quanto antes ele for conhecido. “Pare de perder vendas com essas 5 dicas incríveis” é um bom exemplo;
  • Exclusividade: as pessoas gostam de saber que fazem parte de um grupo exclusivo. Ofereça algo que faça com que ele se sinta parte de um grupo seleto. Exemplo: “Dicas de títulos feitas pelos melhores escritores do mundo!”;
  • Crie controvérsias: um texto controverso pode fazer com que algumas pessoas o adorem e outras o odeiem, mas isso pode ser mais valioso do que várias pessoas que o acharam apenas “bom”. Para isso, basta pegar um assunto polêmico, por exemplo: “Sensacionalismo: a maneira mais eficiente de ganhar visitas”.

Mesmo essa dica sendo a mais importante coloquei ela por último porque é bom pensar no título após escrever o texto, já que ele é uma promessa do que o leitor vai encontrar e não cumpri-la só vai deixar seus leitores com raiva.

Quando terminar de escrever, pense em um título que seja atrativo e ao mesmo tempo fiel ao seu texto.

Dica Bônus: Use o plug-in Yoast SEO

Se você utiliza WordPress, o que eu fortemente te recomendo a fazer caso não use, pode utilizar o plugin de análise de conteúdo Yoast SEO para ajudar a escrever postagens em seu blog mais otimizadas (SEO-friendly).

Com ele você começa escolhendo sua palavra-chave de foco, termo de pesquisa mais importante para o qual você deseja que as pessoas encontrem seus posts, o plugin verifica seu post para ver se você usa a palavra-chave nos lugares certos e mede muitos outros aspectos do texto.

Estes são os mais importantes que o plugin analisa:

  • O plugin permite que você formule uma Meta Description personalizada por página ou gerada automaticamente;
  • O plugin analisa o texto que você escreve e calcula uma pontuação de facilidade de leitura, que indica a legibilidade do seu artigo;
  • Ele verifica se você usou sua palavra-chave em 5 locais importantes: o título da página, a URL da página, títulos e subtítulos do conteúdo, o conteúdo do artigo e a meta-descrição;
  • O plugin também verifica a presença de links em seu artigo e a presença de imagens no artigo;
  • Ele calcula o número de palavras e a densidade de uso da palavra-chave foco no artigo;
  • Acima disso, o plugin também verifica se outras páginas do seu site usam a mesma palavra-chave de foco, para evitar que você concorra com você mesmo.

Se você escrever um post para o blog relativamente bem otimizado em termos de SEO (com base nos aspectos mencionados anteriormente), o plugin indicará isso com uma bolinha verde. Escrever páginas com marcadores verdes irá ajudá-lo a melhorar o ranking das páginas em seu site.

Observe que nem todos os pontos devem ser verdes para que a pontuação geral seja “boa” e também a outros textos, links, imagens em sua página que o plugin não vai avaliar, ele avalia somente o conteúdo do post.

Se você não estiver usando WordPress, o que não entendo porque não está ainda, a empresa responsável pelo plugin também tem uma ferramenta de análise de página disponível em seu site oficial.

Conclusão

A era em que alguns truques de SEO eram suficientes para conseguir um ranking alto no Google para seu site há muito tempo acabou.

Hoje em dia, o bom conteúdo é rei.

E o bom conteúdo também conquista mais curtidas e compartilhamentos no Facebook, tweets no Twitter e visitantes retornantes para o seu site, gerando audiência.

Claro, você pode fazer algumas coisas extras para maximizar a otimização SEO de seu post, mas o mais importante é: basta escrever um post muito, muito bom!

Se você gostou desse post, compartilhe com seus amigos(as) e conhecidos(as), comente abaixo e deixe-nos saber sua opinião, continue navegando pelo nosso blog em outros artigos que também podem te ajudar, e boa sorte na criação dos seus posts em seu blog!

Fonte: https://yoast.com/

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