10 Dúvidas que Todo Mundo Têm Sobre E-mail Marketing

Hoje, a maioria das empresas usa E-mail Marketing como forma de promover suas vendas. Mas nem todos eles empregam estratégias realmente eficazes.

O e-mail é uma ferramenta de marketing de baixo custo e fácil de usar que tem alcance global ilimitado.

Seu público-alvo tem 3x mais probabilidade de ver um e-mail de você do que um post do Instagram.

E se o Instagram desaparecesse amanhã, você poderia entrar em contato com seu público-alvo?

Assustador, não é?

Hoje eu quero abordar as principais questões que já tive e já vi pessoas terem quando iniciam seus trabalhos em Marketing Digital e começam a trabalhar com listas de e-mail, porque eu sei que é super assustador tentar descobrir por onde começar.

Estou aqui para esmagar alguns medos hoje, então vamos lá!

1. Que tipo de e-mail envio? Quero fazer e-mail marketing e não enviar spam!

Vamos começar com a mentalidade: estratégia + conteúdo de qualidade = público engajado!

Quando você consegue misturar consistentemente conteúdos para sua lista de e-mail com um toque de estratégia de vendas, é quando a magia realmente acontece.

É importante mapear uma estratégia que lhes ofereça uma carga de conteúdo e valor gratuitos, e misture todos os seus produtos e/ou serviços conforme necessário.

É útil começar a pensar em grandes anúncios, promoções, lançamentos com antecedência para que você possa descobrir como você pode servir conteúdo de qualidade para criar e engajar seu público antes de vender para eles.

2. Que tipo de tecnologia eu preciso?

Quando se trata de provedores de serviço de e-mail marketing inicial, sou fã do conceito de Open Source (Grátis) ou de serviços de baixo custo.

Ou seja, aqueles que qualquer pessoa pode começar.

O Mautic, por exemplo, é uma ferramenta gratuita de Automação de Marketing e Vendas.

E além de tudo é Open Source (Código Aberto, Grátis) podendo ser adaptada para diferentes fins (WordPress, Magento, Joomla, Linux, dentre outros).

Muitos empreendedores de pequenas e grandes empresas estão migrando para essa ferramenta que conta com poderosas ferramentas de nutrição e acompanhamento de leads para organizar as suas campanhas de marketing.

Saiba um pouco mais sobre o Mautic aqui.

O E-goi é meu ESP favorito que se encaixa na maioria dos orçamentos de marketing para pequenos negócios.

Eles possuem o planos mensais ou por e-mail enviado, sendo menos de 1 centavo por e-mail.

Além de outros serviços como layouts gratuitos de e-mail, web push, sms e muito mais.

Para utilizar os recursos de E-mail Marketing e Marketing Automation da E-goi basta apenas criar uma conta E-goi gratuitamente, escolher o plano e começar a utilizar o serviço.

3. Quem acrescentar à minha lista? E eu envio o mesmo e-mail para todos?

O que é importante para entender quando se trata de e-mail marketing, é que as pessoas se juntarão a você por um motivo específico.

É importante pensar em quem é a sua persona, como pode resolver o problema dela, ou como pode fornecer-lhes algo valioso que eles vão amar.

O primeiro passo é definir seu nicho ou sub-nicho e entender quem é seu público ideal, o segundo passo é efetivamente se relacionar e comercializar para eles.

Mais tarde, se você precisar dividir sua lista em interesses específicos, isso é muito fácil de fazer com a maioria dos provedores de e-mail.

Você pode ter uma lista de newsletter, lista para nutrir leads criadas a partir de uma isca digital com o assunto do produto ou serviço que vende, ou uma lista para envio de proposta de vendas e relacionamento pós-vendas criada a partir do formulário de orçamento ou carrinho de compra de uma página de vendas.

Tudo dependerá de sua estratégia de funil de vendas.

Se você está tentando atrair todos, você realmente não atrairá ninguém – foco em seu público ideal para sua lista de e-mail.

4. Com que frequência devo enviar um e-mail marketing?

Com que frequência você pode enviar e-mails para sua lista? – diariamente, semanalmente, a cada duas semanas, mensalmente?

Qual é a quantidade razoável de comunicação que você pode se comprometer?

Não importa! A chave é enviar algo realmente útil e ser consistente.

Você pode também oferecer a seu lead, através de seu formulário ou da sua ferramenta de automação de e-mail, a possibilidade de escolher a frequência com que ele quer receber seus e-mails.

5. O que é um e-mail de transmissão? E o que é um e-mail de auto-responder?

É importante pensar sobre o tipo de coisas que você fez para enviar seu e-mail!

As possibilidades são, as coisas que atraíram você vai ajudar a seduzir seus seguidores!

Era um código de desconto?

Uma promoção?

Um guia gratuito?

Um treinamento ao vivo?

Um curso grátis por e-mail?

O e-mail que você recebeu imediatamente depois disso foi um auto-responder.

Quando você recebe um e-mail de tipo “newsletter”, isso é mais do que provável que é um e-mail de transmissão.

6. Qual é o melhor dia da semana/hora do dia para enviar um e-mail marketing?

Não há uma fórmula mágica para definir um ótimo momento de enviar e-mails publicitários. O “tempo certo” varia de muitos fatores e de lista para lista.

O melhor momento para enviar seu e-mail publicitário será exclusivo da sua lista.

Dito isto, existem algumas tendências em taxa de aberturas e taxa de cliques que fornecem um bom ponto de partida para alguns testes.

Você pode dar uma olhada em algumas dessas tendências aqui.

Você poderá ver que os fins de semana e as manhãs têm as taxas de acesso mais altas.

Uma teoria para o sucesso é que há menos concorrência na caixa de entrada nestes momentos.

Com menos e-mails para distrair, o seu se destaca mais.

7. O que é um teste A/B?

Os testes A/B são a maneira de descobrir mais sobre as campanhas que você envia.

Eles funcionam da mesma forma que um teste A/B em um site.

Funciona assim: Você mostra a um grupo de pessoas uma opção (A) e a outro grupo outra opção (B) e veja qual opção obtém os melhores resultados.

Para o e-mail marketing, isso pode levar a grandes informações sobre o modo como você envia suas campanhas.

Aqui estão alguns elementos que você pode testar em suas próprias campanhas de e-mail:

  • Hora do dia/dia da semana;
  • Assunto;
  • Remetente;
  • Imagem vs. texto.

8. Como faço para expandir minha lista de e-mail?

Aumentar sua lista de e-mail é uma das coisas mais importantes que você pode fazer para aumentar o seu negócio.

A verdade é que, se você estiver executando um negócio de qualquer tipo, você precisa encontrar uma maneira de manter contato com seus clientes atuais, futuros e anteriores.

No mundo online, as empresas geralmente podem ser julgadas pelo tamanho de sua lista de e-mail e muitas vezes podem se vangloriar. 

A verdade é que não importa o tamanho da sua lista de e-mail, é sobre primeiro ter uma lista e, em segundo lugar, a qualidade da própria lista.

Uma lista menor de assinantes leais vale mais do que uma grande lista de pessoas desvinculadas. A qualidade sobre a quantidade ganha sempre.

Aumentar sua lista de e-mail é uma atividade contínua e de longo prazo.

Você pode aumentar sua lista utilizando técnicas como:

  • Oferecer uma isca digital como e-books e infográficos em troca do e-mail em squeezie pages;
  • Inscrição para um Webinário;
  • Inscrição para um curso grátis apenas distribuído por e-mail;
  • Divulgar sua newsletter e iscas digitais no Facebook e outras redes sociais;
  • Incentivar seus assinantes a compartilhar seus e-mails;
  • Escrever para outros blogs (Guest Post) e colocar em seus textos links para inscrição de e-mails;
  • Utilizando ferramentas para captar mais e-mails em seu próprio site como Pop-ups de saída, banners no meio dos seus artigos, formulários no topo, sidebar e rodapé do site.

Obter seus primeiros e-mails sempre é o mais difícil, mas, começando agora, você está se movendo na direção certa.

9. Quais métricas devo rastrear?

Existem dois titãs de estatísticas de marketing por e-mail:

  • Taxa de abertura: o número de destinatários que abriram ou visualizaram seu e-mail.
  • Taxa de clique: Porcentagem de destinatários que clicaram em pelo menos um link em seu e-mail.

Certamente, você deve acompanhar cada campanha marcando esses dois números.

Uma taxa de abertura de 15% à 20% é saudável e uma taxa de cliques de 1% a 3% por cento é boa.

Imagine que a sua taxa de aberturas é quando você conseguiu chamar a atenção de seu assinante e sua taxa de cliques é quando você conseguiu com seu conteúdo incentivar os assinantes a clicar nos links presentes em seu e-mail para descobrir mais.

10. Existem regras para o marketing por e-mail?

Sim, e eles não são apenas regras – são leis. Nos Estados Unidos, a Lei CAN-SPAM legisla o e-mail bom e ruim com algumas diretrizes específicas.

Se você estiver enviando e-mail comercial, você deve fazer o seguinte:

  • Incluir um link de cancelamento de inscrição;
  • Inclua seu endereço, CNPJ ou seu CEP;
  • Honre o pedido de cancelamento de alguém, não envie mais e-mails após cancelamento;
  • Evite comprar uma lista.

Conclusão

Uma campanha de e-mail marketing pode trazer ótimos resultados para o seu negócio.

E-mails são valiosos para o aumento da sua receita e do seu engajamento com seu público-alvo.

Mesmo com a alta das redes sociais, essa ainda é uma forma pessoal e personalizada de conversar com pessoas que se interessam pelo seu negócio.

Procure criar listas com contatos fortes, pessoas que realmente querem seus conteúdos, serviços ou produtos.

Lembre de usar layouts simples e responsivos, além de pensar em títulos impactantes que vão cativar seus assinantes a abrir sua mensagem.

Procure contar com ferramentas de automação e de e-mail marketing para facilitar a sua vida!

Mensurar os resultados de forma correta e testar também é uma parte importante das campanhas de e-mail marketing.

Afinal, como descobrir o que está funcionando?

Seja correto e não faça SPAM! Você verá que os resultados serão bem melhores.

Espero que tenham gostado do artigo e qualquer dúvida ou sugestão, compartilhe-as na área de comentários!

Até a próxima!

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