As 7 Maiores Mentiras do Marketing de Conteúdo

Sou blogueiro, editor, criador de conteúdo. Em outras palavras, ganho a vida com marketing de conteúdo. Eu sei que funciona.

Mas, há um problema com a indústria…

mentiras.

Isso não será uma grande surpresa para muitos de vocês. Na verdade, todos os(as) profissionais de marketing de conteúdo que lerem isso provavelmente saudarão os pontos deste artigo com um sorriso irônico e um aceno de cabeça.

Mas, para qualquer pessoa que esteja começando, tenha interesse em blogar ou tenha atingido um certo nível de conhecimento no marketing de conteúdo, há algumas lições sérias para aprender neste artigo.

Hoje, vou mostrar para você como separar o verdadeiro do falso, o especialista do “ninja” e o real do ilusório.

Se você já viu posts com títulos parecidos com esses: “Como ganhar R$ 1.000.000,00 com blogs em apenas 4 semanas” ou “O segredo para ganhar 10.000 seguidores todos os dias!”, fique por aqui…

…e faça o que fizer, não clique nesses links antes de saber quais são as 7 grandes mentiras do marketing de conteúdo.

  1. Mentira nº1 do marketing de conteúdo: muitos seguidores podem aparecer da noite para o dia
  2. Mentira do marketing de conteúdo 2: somente escritores devem produzir conteúdo
  3. Mentira III do marketing de conteúdo: quantidade, quantidade, quantidade
  4. Mentira do marketing de conteúdo número quatro: você não pode competir
  5. Quinta Mentira do marketing de conteúdo: um ótimo conteúdo se autopromove
  6. Mentira 6 do marketing de conteúdo: o marketing de conteúdo é uma moda passageira
  7. Mentira do marketing de conteúdo n°7: publique somente conteúdo em suas plataformas
  8. Chega de mentiras, aqui está uma verdade
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Mentira nº1 do Marketing de Conteúdo: Muitos Seguidores Podem Aparecer da Noite Para o Dia

Você derramou sangue, suor e lágrimas para criar seu primeiro conteúdo. Sua vida vai mudar para sempre agora, não é? Você se banhará em mensagens de fãs, desfrutará do farto tempo livre e mergulhará em uma piscina de notas de R$100.

Desculpe, isso simplesmente não vai acontecer.

O Marketing de Conteúdo exige tempo, esforço e muita paciência, especialmente se você não for uma autoridade em seu nicho na esfera digital.

Marcas e indivíduos que estão começando com posicionamento zero e poucos seguidores terão que lutar muito para desenvolver seus perfis.

Há grandes recompensas a ganhar com o marketing de conteúdo, mas só depois de se separar da multidão é que você os verá.

O crescimento leva tempo e você deve estar preparado(a) para executar sua estratégia de conteúdo por um longo período.

Com o passar das semanas e dos meses, você notará que outras pessoas (que começaram ao mesmo tempo que você) penduram as chuteiras e desaparecem.

Esses são os(as) profissionais de marketing de conteúdo que estão no setor pelo motivo errado (provavelmente porque leram um daqueles artigos sobre como ganhar dinheiro rapidamente).

Se você SE IMPORTA com seu nicho, público e conteúdo e está preparado(a) para continuar trabalhando, não importa o quão difícil seja, as coisas vão começar a crescer como uma bola de neve.

É apenas uma questão de persistentemente fazer as coisas da maneira certa!

Mentira do Marketing de Conteúdo 2: Somente Escritores Devem Produzir Conteúdo

Criação de marketing de conteúdo

Então, você leu Guerra e paz, de Leo Tolstoy? Ganhou um concurso de poesia na escola? Recebeu um A* em redação? Você vai detonar como um(a) profissional de marketing de conteúdo, certo?

Não necessariamente.

Na verdade, a capacidade de escrever é uma parte muito pequena de ser um(a) profissional de marketing de conteúdo.

Definitivamente ajuda se você tem afinidade com a escrita, mas o que importa mais é sua experiência e conhecimento dentro do setor ou nicho escolhido.

A melhor coisa que alguém pode fazer (especialmente aqueles de vocês em cima do muro) é deixar todos os seus medos para trás e começar.

Olhe assim, você acha que Jimi Hendrix escreveu “Voodoo Child” na primeira vez que pegou uma guitarra?

Todo mundo tem que começar de algum lugar e quanto mais cedo você começar, mais cedo você melhorará.

Mais do que tudo, escrever conteúdo de qualidade tem a ver com voz e valor. Contanto que você possa apresentar ideias valiosas ao seu público em seu próprio estilo, você chegará onde deseja.

O conteúdo não é apenas artigos escritos em blogs, é áudio, imagens e vídeo também. Se você realmente acha que não pode escrever, tente um dos outros formatos.

Áudio e vídeo estão crescendo loucamente no momento, veja o sucesso recente dos Podcasts e a enxurrada de vídeos no YouTube.

Mentira III do Marketing de Conteúdo: Quantidade, Quantidade, Quantidade

quantidade de marketing de conteúdo

Houve um tempo em que uma estratégia vencedora de marketing de conteúdo baseava-se em criar o máximo de conteúdo fisicamente possível.

Isso significava destruir artigos, vídeos e áudio o mais rápido possível, sacrificando efetivamente a qualidade pela quantidade.

Esta estratégia de quantidade, quantidade, quantidade teve seu dia.

Artigos contendo 200-600 palavras são considerados “rasos” pelos motores de busca e aparecem como apressados ​​(e mal pesquisados) para os leitores.

Seu objetivo mais importante como profissional de marketing de conteúdo é sempre fornecer ao seu público conhecimento de qualidade e credível, para que ele aproveite seu conteúdo, conte aos outros (por meio do compartilhamento social) e retorne no futuro.

Colocar a qualidade no centro de sua estratégia é uma maneira infalível de aumentar suas recompensas de marketing de conteúdo, bem como criar uma bola de neve de uma tonelada de outros efeitos colaterais supervaliosos.

Entenda, o Google sabe quando os leitores gostam de seu conteúdo. Eles rastreiam métricas na página, como taxa de rejeição e saída, durações médias das sessões e fluxos comportamentais.

Se o seu conteúdo retornar resultados insatisfatórios nessas métricas, o Google não mostrará o seu site no topo de suas classificações de pesquisa.

Os visitantes orgânicos são incrivelmente valiosos porque são todos clientes em potencial qualificados. Isso significa que eles têm um grande interesse em seu conteúdo, demonstrado pelo fato de que estão fazendo pesquisas em torno dele!

Forte interesse = potencial leitor(leitora) / seguidor(a) / lead / comprador(a) de retorno potencial.

Esqueça o envio de seu conteúdo o mais rápido possível. Certifique-se de que a qualidade está no centro de tudo o que você faz no mundo do conteúdo e seus visitantes a reconhecerão!

Mentira do Marketing de Conteúdo Número Quatro: Você Não Pode Competir

Marketing de conteúdo competitivo

Há alguém em sua indústria com 8 zilhões de seguidores que literalmente peida e o mundo sorri. Como você vai competir?

Não se preocupe, existe um desses em todos os setores.

Que diferença faz?

Essa pessoa teria alcançado o cume de duas maneiras:

  1. Ter sorte no seu tempo. O interesse em seu nicho cresceu rapidamente quando começaram e havia muito pouca competição.
  2. Colocaram anos de trabalho duro consistente.

Eu acho que cerca de 95% dos(as) profissionais de marketing de conteúdo bem-sucedidos(as) estão nessa 2ª faixa.

O fato de que o marketing de conteúdo exige tempo e esforço torna as métricas de sucesso ainda mais delicadas!

E, se alguma coisa, uma empresa, marca ou indivíduo que está detonando no marketing de conteúdo (no seu nicho) provar que há uma demanda por esse tipo de conteúdo, elas são ótimas pessoas para rastrear, analisar e aprender, fornecendo a você uma mina de ouro de conhecimento.

Eu até aconselho segui-las em todos os seus canais e se envolver com seu conteúdo o mais rápido possível.

Se você for capaz de escrever comentários que demonstrem sua experiência, agregue valor e contribua para a discussão, você obterá cliques e descobrirá mais sobre seu público-alvo.

Acredite, os(as) líderes de seu setor podem fornecer a centelha criativa que despertará sua próxima ideia vencedora de conteúdo.

Quinta Mentira do Marketing de Conteúdo: Um Ótimo Conteúdo se Autopromove

Publicidade de marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo requer… marketing.

Você realmente acredita que as pessoas encontrarão seu conteúdo apenas porque você o publicou?

Se você é novo(a) nessas coisas, não comece a depositar suas esperanças no Google .

Os mecanismos de pesquisa não classificarão novos sites! Chegar ao topo dos resultados da pesquisa leva tempo!

O lugar mais fácil para começar é na mídia social.

Crie perfis em todas as maiores redes e use-os para direcionar o tráfego para sua fonte de conteúdo (seu site/blog).

Promovo tudo o que publico no Facebook, Twitter, Instagram, Medium, Pinterest e LinkedIn.

Isso pode ser muito trabalhoso para as “bandas de um homem só”. Se você se enquadra nessa categoria, escolha o Pinterest (é geralmente usado como “ferramenta de pesquisa/rede social” por leitores, leads, clientes) e 1 ou 2 outras redes.

As 1 ou 2 plataformas adicionais que você selecionar dependerão do seu público-alvo, nicho e conhecimento da plataforma.

A mídia social também é um ótimo lugar para turbinar sua promoção de conteúdo com anúncios.

Plataformas como o Facebook for Business fornecem aos anunciantes a oportunidade de direcionar seu público desejado nos mínimos detalhes. Isso significa que você sempre pode encontrar o público desejado e reduz significativamente os custos de publicidade.

Outras ótimas maneiras de comercializar seu conteúdo incluem o Reddit, Quora (e outros sites semelhantes). Embora não sejam exatamente redes sociais, eles contêm altos volumes de tráfego repetido e podem fornecer usuários(as) extremamente engajados(as).

No entanto, se você for usar esses sites, não seja promocional com seu conteúdo. Use esses sites para compartilhar seu conhecimento e experiência, e você se beneficiará do sucesso a longo prazo.

Mentira 6 do Marketing de Conteúdo: o Marketing de Conteúdo é uma Moda Passageira

Tendência de marketing

Marketing de conteúdo é o novo ioiô da Coca-Cola. É o VHS do mundo do marketing. O Tamagotchi do século 21.

Mesmo?

Ao longo dos meus anos de trabalho nesta indústria, li muitos artigos afirmando que o fim do marketing de conteúdo está próximo, mas…

…nada muda.

Na verdade, eu diria que a importância do marketing de conteúdo tem sempre aumentado.

A era do digital abriu um mundo de possibilidades para os profissionais de marketing.

Cada vez mais pessoas dependem totalmente da Internet. Os processos de vendas foram transformados para muitas empresas, passando de ligações não solicitadas para a geração de consultas quentes e recebidas.

O marketing de conteúdo oferece às empresas a oportunidade de fazer isso e pode fazer o mesmo por você (depois que você se empenhar!).

Para qualquer pessoa que diga que o marketing de conteúdo está morrendo, pergunte o seguinte:

  • O uso da Internet está diminuindo?
  • Menos pessoas estão usando plataformas de mídia social?
  • O Google está morrendo?

A resposta é NÃO (para todos eles!). Na verdade, é o contrário. Eles estão todos crescendo!

As pessoas estão online, lendo seus feeds de notícias sociais e pesquisando no Google para descobrir imagens, blogs, vídeos, podcasts, guias, modelos, respostas, conversas…

…em outras palavras, CONTEÚDO!

Mentira do Marketing de Conteúdo n°7: Publique Somente Conteúdo em Suas Plataformas

Guest Post

As únicas pessoas que importam são os visitantes do seu site, blog e perfis de mídia social.

ERRADO.

O mundo está cheio de usuários de internet. E alguns, não todos, mas alguns, terão grande interesse em aprender mais sobre o assunto.

Então, mostre a eles(as)!

Publique seu melhor conteúdo em sites que você não possui ou controla. Na verdade, publicar conteúdo em plataformas não nativas pode trazer um novo rebanho de seguidores(as) leais ao seu blog.

Por exemplo, (além de publicar neste blog) também publico meu conteúdo no Medium.

Além disso, também escrevo guest posts para outros sites.

Publicar conteúdo em outros blogs (dentro de seu nicho) é uma ótima maneira de aumentar sua autoridade, experiência, atrair novos(as) visitantes para seu blog e ajuda o Google a te ver como um recurso respeitado em seu setor.

Chega de mentiras, aqui está uma verdade

Esperançosamente, eu acabei de esmagar 7 dos maiores mitos que flutuam em torno da indústria de marketing de conteúdo e forneci a você um pequeno pedaço de conteúdo legal enquanto isso.

Entenda que o marketing de conteúdo requer tempo e paciência. Significa fornecer continuamente ao seu público conteúdo de qualidade e valioso.

Claro, existem maneiras de acelerá-lo (como os anúncios de que falamos antes), mas, em última análise, você precisa estar preparado para o longo prazo.

Se você gostou deste post, não se esqueça de comentar e contar suas experiências para outras pessoas e compartilhá-lo para que outras pessoas possam se beneficiar dele.

Espero ter ajudado, até mais!

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