O Que é Autoridade de Domínio, Por Que é Tão Importante e Como Você Pode Melhorar Isso

Autoridade de Domínio (DA) é uma pontuação de classificação de mecanismo de pesquisa desenvolvida pela Moz que prevê quão bem um site será classificado nas páginas de resultados de mecanismos de pesquisa (SERPs). A pontuação varia de 1 a 100, onde quanto mais alta ela for, melhor serão as chances de uma boa classificação.

Qualquer pessoa que possua ou gerencie um site entenderá a importância de ter uma classificação alta nos mecanismos de pesquisa, especialmente no Google.

Um tráfego como esse é inestimável e, como proprietário do site, você deve fazer tudo o que puder para aparecer no topo dos resultados dos buscadores.

Se você está procurando maneiras de fazer isso, pode ter se deparado com o termo “Autoridade de Domínio” ou (DA) e visto artigos que citam a importância dessa pontuação para sua classificação.

Neste artigo, vou traduzir esse conceito um pouco complicado em termos simples, explicar como medir sua autoridade de domínio e discutir a melhor maneira de melhorá-lo.

O que você aprenderá aqui:

  1. O que é autoridade de domínio?
  2. Como posso obter uma autoridade de domínio de 100?
  3. Então, como é uma boa pontuação de autoridade de domínio?
  4. Como é medida a autoridade de domínio?
  5. Como você pode melhorar sua autoridade de domínio?
  6. O que você deve fazer a seguir?

O que é autoridade de domínio?

DA é uma pontuação que mostra a probabilidade de um site ser classificado nos mecanismos de pesquisa. Quanto maior a autoridade do seu domínio, maior a probabilidade de você classificar.

É simples assim.

As pontuações variam entre 1 e 100, com 1 sendo o mais baixo e 100 sendo o mais alto.

As pontuações de autoridade de domínio são compiladas usando uma série de métricas importantes que são super importantes para um algoritmo de classificação de mecanismos de pesquisa.

Como posso obter uma autoridade de domínio de 100?

A verdade é que, não importa o quanto você trabalhe, você provavelmente nunca terá uma autoridade de domínio de 100.

De fato, apenas 6 sites realmente conseguiram o feito, acha que você pode adivinhar? Eu darei a resposta no final deste artigo. 🙂

Para colocar em perspectiva a dificuldade de atingir uma autoridade de domínio 100, a Wikipédia, que aparece na primeira página de MILHÕES de pesquisas no Google, possui uma autoridade de domínio de mais ou menos 92.

Então, como é uma boa pontuação de autoridade de domínio?

Não há absolutamente nenhuma maneira de eu me sentar aqui e ditar a você o que é uma boa pontuação de autoridade de domínio.

Tudo depende do seu site, nicho e concorrência.

Sua autoridade de domínio mostra a probabilidade de sua classificação, mas isso não significa que você precise de uma pontuação muito alta para chegar à primeira página de um mecanismo de pesquisa.

As pontuações da autoridade de domínio são relativas e, para você entender o que é uma boa pontuação, você precisa descobrir a sua e compará-la com as dos seus concorrentes (especialmente aqueles que estão acima de você).

Você já deve ter alguns concorrentes em mente, mas essas pessoas provavelmente não são quem você pensa que são.

Concorrentes são sites que estão segmentando as mesmas palavras-chave no mesmo nicho que você e, para encontrá-los, é necessário pesquisar a palavra-chave que mais gostaria de classificar.

Quando você fizer isso, pegue todos os URLs da página inicial desses sites e execute-os através de um verificador de autoridade de domínio. Assim você terá sua referência.

Como é medida a autoridade de domínio?

A autoridade de domínio mede a força da classificação de um site como um todo, incluindo todas as suas páginas e subdomínios.

É medido com base em vários fatores diferentes que são fundamentais para o algoritmo de um mecanismo de pesquisa. 

Há mais de 100 fatores que a Moz usa para computar Autoridade de Domínio, mas os seguintes são alguns dos mais importantes:

  • Referências de domínios raiz (backlinks de domínios diferentes);
  • Número de backlinks apontando para o site;
  • Qualidade dos links;
  • Volume do site (a quantidade de conteúdo contida no site);
  • Idade do domínio (ou seja, quando ele primeiro foi ao vivo no Google, não quando o nome do domínio foi registrado pela primeira vez);
  • Quantidade de sinais sociais;
  • Qualidade do conteúdo geral do site;
  • Velocidade do Web site;
  • A confiança da Moz (a confiança da Moz é computada geralmente por Moz e cresce com tempo).

Observe a autoridade de domínio como a totalidade de seus esforços de SEO, mas lembre-se de que existem alguns fatores completamente fora de seu controle.

Um ótimo exemplo disso é a idade do domínio.

Existe uma correlação clara entre sites mais antigos com maior autoridade de domínio do que os mais novos. Portanto, se você tem um site totalmente novo, não se preocupe. Todos estão na sua posição.

Uma das medidas de autoridade de domínio mais importantes são os backlinks (links apontando para o seu site vindos de outros sites), principalmente de sites com autoridade de domínio superior à sua.

Para entender isso melhor, olhe para a Internet como uma grande rede (literalmente). Quanto mais fios se conectarem à seu site, maior será o seu DA e se os fios conectando ao seu site forem particularmente fortes (de sites com Autoridade de Domínio mais alto), sua pontuação será ainda maior.

Como você pode melhorar sua autoridade de domínio?

Se você passou por todo este guia (principalmente a seção acima), provavelmente está muito interessado em aumentar sua pontuação.

Eu não culpo você, todos nós queremos.

Porém, antes de abrir uma nova guia e começar a procurar a maneira mais fácil de obter uma tonelada de backlinks em um curto período de tempo, lembre-se de que isso pode causar mais mal do que bem.

Links incorretos danificarão o seu DA e, quando você os compra ou os obtém em sites que fazem isso grátis, eles podem vir de qualquer lugar.

Não leve em conta apenas o número de links que estão apontando para o seu site, mas também a qualidade desses links.

A qualidade tende a bater a quantidade.

É por isso que a melhor maneira de melhorar sua autoridade de domínio é o marketing de conteúdo.

Para quem não sabe, o marketing de conteúdo se parece um pouco com este artigo.

No nível mais básico, é o conteúdo que agrada a um público específico.

Quando esse conteúdo valioso chegar a alguém (nessa audiência) que tenha seu próprio site e desejar referenciá-lo, adivinhe o que eles fazem?

Eles o recomendam por meio de um backlink ancorado em seu próprio conteúdo.

O conteúdo não precisa apenas ser escrito. Você também pode usar imagens, áudio ou vídeo.

No artigo Comentários em blogs para Link Building: Porquê e como fazer, dou exemplos de como utilizar comentários em blogs como estratégia para conseguir bons backlinks e relacionamentos com outros blogs sem fazer SPAM.

Faça o que fizer, vá além das necessidades do seu público. Tente criar conteúdo absolutamente necessário e sua autoridade de domínio aumentará.

O que você deve fazer a seguir?

A autoridade de domínio é a totalidade dos seus esforços de SEO, não a ignore.

Os comerciantes espertos monitoram continuamente seu site. Eles também mantem um olho em seus concorrentes para saber como jogar suas cartas de forma mais inteligente.

A primeira coisa que você deve fazer ao sair deste artigo é descobrir o seu DA (não desanime se estiver baixo).

Para isso você pode usar o verificador do SmallSEOTools. Tirando a Moz, ela é uma das mais populares ferramentas web para verificar a DA Moz de sites.

E você não tem que pagar nenhum centavo para usá-lo.

A beleza desta ferramenta DA é que ela não serve apenas para mostrar a pontuação de um site. Ela mostra a Autoridade da Página do site, Moz Rank, a localização IP, o endereço IP, o Google Index, o Google Cache e muito mais.

Adicionalmente, ele permite que você verifique até 50 nomes de domínios de uma só vez, incluindo vários URLs de um único domínio e várias URLs de domínios diferentes.

Você só terá que seguir estes passos simples:

  1. Ir para https://smallseotools.com/pt/domain-authority-checker/
  2. No espaço fornecido, insira as URLs que você deseja executar a verificação. Você pode verificar até 50 nomes de domínio de uma só vez.
  3. Depois de inserir as URLs dos sites que deseja verificar, clique no botão “verificar autoridade”.
  4. Dentro de alguns segundos, o motor servirá os resultados.

Faça uma pesquisa no Google pela palavra-chave mais apropriada para o seu site e colete as autoridades de domínio dos seus principais concorrentes de palavras-chave.

Quando você tiver esse número, adicione 10 e faça disso o seu objetivo.

Você não conseguirá isso da noite para o dia, mas se você seguir a estratégia certa, chegará lá, e quando o fizer, continue aumentando a diferença.

E pra finalizar

Eu sugiro verificar a sua autoridade de domínio uma vez por mês para se certificar de que você está se movendo na direção certa.

O que você acha da autoridade de domínio? Há algo que você acha que eu perdi? Ou algo que você gostaria de aprender mais? Deixe um comentário.

A é, já ia esquecendo. Os 6 sites que na minha última verificação atingiram uma pontuação de DA 100 são: Facebook, Twitter, YouTube, Google, LinkedIn e Pinterest.

Você também vai gostar:

O que você achou deste conteúdo? Têm alguma dúvida ou sugestão? Comenta aí!

Nenhum Comentário, até o momento.

    Deixe um comentário

    Você quer ser VIP?

    VOCÊ QUER SER VIP?!

    Obtenha acesso instantâneo à minha Biblioteca de Recursos GRÁTIS. Receba as Últimas Notícias, Ofertas, DescontosBônus e Conteúdos Exclusivos que não são compartilhados em nenhum outro lugar.

    Digite seu nome e endereço de e-mail AGORA e seja VIP ⤵︎