Backlinks: Tudo o Que você Realmente Precisa Saber

Vemos direto ao assunto: o que são backlinks e por que razão você deveria se preocupar com eles?

Quando um site adiciona um link para algum conteúdo presente em seu site ou blog, isso é um backlink.

É mais ou menos assim: se um monte de gente está falando sobre algo e todos eles baseiam seus argumentos no que você falou, quem será a autoridade no assunto? Obviamente, você! Todas essas pessoas estão baseando suas histórias e pensamentos no que VOCÊ disse.

Funciona da mesma forma na Internet.

Se vários sites e blogs estiverem vinculando o seu conteúdo, isso mostra ao Google que seu conteúdo agrega valor e ajuda a compreender um determinado assunto. Quanto mais confiável for seu conteúdo, melhor será sua visibilidade online.

Claro, você não pode simplesmente ficar parado só confiando que alguém descobrirá a grandeza do seu site ou blog e adicione um backlink para você. Você precisará pensar fora da caixa.

Ter sites com links para o seu conteúdo influencia diretamente suas classificações de pesquisa e é parte integrante de qualquer boa estratégia de otimização para mecanismos de pesquisa (SEO).

O que você realmente precisa saber:

Ebook Como Divulgar Empresas Físicas na Internet
Download Grátis: E-book Como Divulgar Empresas Físicas na Internet

Conforme eu disse anteriormente, os backlinks são essencialmente links que vinculam dois sites.

Se alguém está escrevendo sobre um tópico e você já fez um conteúdo extenso sobre isso, então essa pessoa, através de um link, pode vincular uma determinada palavra-chave ou frase ao seu conteúdo como referência. Quando os leitores dela clicarem neste link, eles irão para o seu site ou blog.

Ganhá-los não é uma tarefa fácil, mas se você investir tempo e esforço para criar links de qualidade para o seu site, suas classificações vão disparar e o seu tráfego orgânico também verá um aumento repentino.

Esquema que mostra como os backlinks funcionam

Por meio de backlinks, você pode balançar as classificações de pesquisa do Google a seu favor e elevar a visibilidade do seu site a um novo nível.

Como um novato, você pode se sentir intimidado pela tarefa assustadora e as práticas envolvidas, mas depois de desenvolver uma melhor compreensão de questões como “o que são backlinks em um site”, não há como impedi-lo de subir mais alto nos resultados de pesquisa do Google.

Nem todos os backlinks são iguais, seu espaço nas páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa (SERPs) será baseado fortemente no tipo de backlinks que você ganhou.

Mesmo se você tiver quantidade, mas não qualidade, pode acabar fazendo mais mal do que bem.

O valor do seu backlink se reflete em coisas como:

  1. A autoridade do site onde o link foi colocado;
  2. Se o link tem um status “do-follow” ou não;
  3. Onde no texto o link foi colocado?

Agora que entendemos o que são backlinks e como funcionam, vamos nos aprofundar nos tipos considerados os melhores e que ajudarão você a se classificar melhor nos resultados de pesquisa do Google.

Backlinks White Hat

Você provavelmente está se perguntando: o que são backlinks white hat (chapéu branco) e como obtê-los?

Vou responder agora.

Os white hat links, ou SEO white hat em geral, são estratégias consideradas legais ou legítimas pelo Google.

Backlinks White Hat

A construção de links de alta qualidade é simples, mas não fácil. No entanto, os resultados são tentadores demais para ignorar estas oportunidades:

1. Backlinks em citações

Se o seu trabalho for inspirador e informativo, outros escritores e blogueiros podem se interessar por ele. E se eles citarem seu trabalho na seção de referência, você receberá um backlink gratuitamente.

Para isso, é claro, você terá que se estabelecer como uma autoridade em seu nicho e ter percepções que outros possam considerar valiosas. Basta manter um fluxo contínuo de conteúdo entrando (torná-lo rápido) e você acabará se beneficiando desses backlinks.

Você também pode entrar em contato com escritores e blogueiros, compartilhar seu trabalho com eles e talvez eles estejam inclinados a citar você em seus projetos!

2. Backlinks via guest blogging

O método mais comum de obter backlinks é por meio de guest blogging.

A ideia é simples: encontre blogs influentes em seu nicho e se ofereça para escrever um post no blog deles em troca de um backlink para o seu.

Esses sites geralmente têm diretrizes e uma política definida para guest posts (postagens de convidados), incluindo se permitem ou não backlinks.

A chave para o sucesso aqui é:

  • Pesquise blogs e sites relevantes e interessados;
  • Escreva uma proposta atraente;
  • Ter alguns blogs prontos (ajuste-os para se adequar à situação);
  • Siga suas diretrizes da melhor maneira possível.

3. Backlinks de perfis digitais

Você também pode obter backlinks de seus perfis e portfólios espalhados pela Internet. Basta colocar um link para o seu site em todos eles – é perfeitamente legítimo e altamente eficaz.

Mas lembre-se, não faça spam.

As mídias sociais e fóruns são bons lugares para começar.

4. Backlinks ganhos em webinars

Se você hospedar ou patrocinar eventos relevantes para o seu nicho, poderá criar backlinks de alta qualidade para o seu negócio com todos os participantes.

Você terá que investir tempo e esforço para colocar tudo em ordem para um webinar ou evento, mas valerá a pena!

5. Backlinks da biografia do autor de guest post

Alguns blogs têm uma política rígida de “sem backlinks” para seus posts e você deve respeitar isso. Mas muitos permitem backlinks na biografia do autor.

Escreva uma proposta atraente, rascunhe um guest post de fácil leitura, crie uma boa biografia de autor com suas palavras-chave principais e adicione o link para seu blog.

6. Backlinks de press releases (comunicados de imprensa)

O press release, também conhecido como comunicado de imprensa, é uma matéria de formato jornalístico que trata sobre uma novidade ou um assunto de interesse do público enviada a membros direcionados da mídia, e não divulgada diretamente para o público final.

Você pode integrar backlinks com seus esforços de press release. Isso será mais eficaz para empresas que já têm seguidores em seu boletim informativo ou comunicados de imprensa.

Jornalistas e blogueiros independentes também podem usar essa tática com grande efeito.

7. Backlinks de comentários de blogs

Os comentários em blogs podem ajudá-lo a melhorar sua classificação se você fizer as coisas de uma determinada maneira.

Certifique-se de escolher apenas os blogs e fóruns mais relevantes para deixar seu comentário.

Não jogue seu URL e depois desapareça no ar, escreva cerca de 100 a 200 palavras, seja descritivo, expresse suas opiniões sobre o conteúdo do post e, em seguida, roube a chance de incorporar naturalmente o link do seu site.

Saiba mais sobre isso em nosso artigo: Comentários em blogs para Link Building: Porquê e como fazer.

Backlinks black hat

Os black hat links ou SEO black hat são práticas que simplesmente estão violando os termos e condições estabelecidos pelos motores de busca para classificação em seus SERPs.

Backlinks black hat

Enquanto você se engaja nos esforços de construção de links, evite as seguintes práticas inadequadas que podem rebaixá-lo nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa (SERPs):

  • Não compre backlinks.
    Alguns influencers e blogs podem exigir uma taxa de inscrição para o seu blog com um backlink, e isso está certo. Mas pagar por links com spam espalhados por sites irrelevantes é um investimento tolo. Isso só diminuirá a classificação do seu site.
  • Não se esqueça da relevância.
    Não deixe que a quantidade o leve a esquecer o básico: seus links devem ser todos relevantes para o seu nicho. Links difusos e irrelevantes só prejudicarão seus rankings de busca.
  • Não se envolva na criação de links em fóruns de baixa qualidade.
    A qualidade do seu link refletirá diretamente a qualidade do seu site, então tome cuidado aqui.

Se você tentar enganar os buscadores com técnicas de black hat, você vai conseguir uma punição e irá perder seu tráfego.

Como eles funcionam?

Agora que exploramos “o que são backlinks em um site”, vamos ver como eles podem ajudar a fazer a diferença.

Por falta de um termo mais simples, vamos marcar backlinks como referências.

Esta tabela ajudará a explicar como eles podem aumentar sua credibilidade e classificações de pesquisa online:

CENÁRIORESULTADO / EXPLICAÇÃO
Ser autoridade lhe trará mais referências.As figuras com mais autoridade, que se posicionam como especialistas em suas áreas, terão várias referências e backlinks.
O spam vai prejudicar sua autoridade.Se você estiver comprando centenas de backlinks sem se preocupar com qualidade e relevância, o Google irá rebaixá-lo.
Não ter referências pode colocar sua autoridade em dúvida.Se o seu conteúdo ou site é ótimo, mas você não tem referências, você não pode se considerar uma autoridade no assunto, e nem o Google o fará.

Para se classificar melhor, você precisa ter backlinks de alta qualidade, relevantes e naturais (sem spam).

Aqui estão algumas das técnicas mais eficazes e orientadas para os resultados de construção de backlinks de alta qualidade em 2021:

A técnica Skyscraper (arranha-céu)

Criada por Brian Dean do Backlinko, a ideia é simples, encontre o conteúdo mais citado e popular no Google, leia, entenda seu layout e depois refaça tudo – só que melhor.

Adicione mais valor:

  • Incorporando imagens de alta qualidade;
  • Adicionando mais fatos confiáveis;
  • Recheando com mais informações;
  • Melhorando a linguagem e o tom.

Em seguida, poste e se ocupe com a divulgação.

Entre em contato com as pessoas que comentaram na postagem do seu concorrente, elas estarão mais do que dispostas a ler o seu conteúdo também e, quem sabe, alguém pode criar um link de volta para o seu artigo.

Link Building Quebrado (BLB)

Essa é uma estratégia clássica de link building que funciona porque você adiciona valor para a internet por se oferecer para consertar um link quebrado.

É baseado no princípio da reciprocidade.

Já que você adiciona valor para um webmaster por encontrar links quebrados no site dele, é provável que ele retribua o favor com um link para o seu site.

Uma ótima ferramenta para auxiliá-lo nessa estratégia é Check My Links. É uma extensão para o Chrome que vasculha os links de um site e destaca em verde os links válidos e em vermelho os links quebrados.

Método Moving Man 2.0

Para esta técnica, apenas aponte informações desatualizadas em blogs ou páginas da web de outras pessoas e compartilhe seu conteúdo com elas para resolver o problema.

Se eles estiverem interessados, você pode fazer um guest post e ganhar um backlink valioso.

Explorar outras opções de conteúdo

Vá além do conteúdo simples e, em vez disso, ofereça variedade com vídeos impressionantes, infográficos, guias de instruções, imagens e assim por diante.

Tudo depende do seu nicho, basta criar algo que outros possam achar útil. Eles vão postar novamente esse conteúdo em seus blogs, sites, mídias sociais e você receberá um backlink.

Entre em contato com sites de notícias

Este exige uma ação rápida, mas valerá a pena. Fique por dentro de tudo o que está acontecendo em sua área, escreva sobre as mudanças recentes ou previsões futuras e, em seguida, compartilhe essas informações com os meios de comunicação relevantes.

Basta torná-lo informativo e melhor do que o que seus concorrentes estão fazendo.

Link building em Resource Page (página de recursos)

Encontre algumas páginas de recursos com links para sites que valem a pena visitar (aqueles que fazem o tipo de coisa dos “10 principais sites de…”) e apresente o seu para os moderadores.

Aqui estão algumas ideias de frases de pesquisa para ajudá-lo a obtê-las:

  1. “{Palavra-chave}” + “principais sites”
  2. “{Palavra-chave}” + inurl: recursos
  3. “{Palavra-chave}” + inurl: links
  4. “{Palavra-chave}” + “sites recomendados”
  5. “{Palavra-chave}” + “recursos recomendados”
  6. “{Palavra-chave}” + “leituras adicionais”
  7. “{Palavra-chave}” + inurl: recomendado
  8. “{Palavra-chave}” + “top sites”
  9. “{Palavra-chave}” + “leitura recomendada”
  10. “{Palavra-chave}” + “sites úteis”

Menções de marca desvinculadas

Configure alertas para seu blog ou nome de marca. Sempre que for mencionado na internet, vá e verifique a menção, e se estiver desvinculado (sem um link), peça ao redator, educadamente, para lhe dar um backlink.

Crie e nomeie suas próprias estratégias de link building

Isso exige imaginação e trabalho árduo de sua parte, mas também irá recompensá-lo infinitamente mais do que qualquer outra abordagem.

Com base no seu nicho, desenvolva uma nova estratégia de construção de links, nomeie-a com sabedoria e, em seguida, publique-a.

Se funcionar bem e soar bem, as pessoas vão usá-la e também podem enviar um link para você ao compartilhar a estratégia em fóruns e blogs (como eu mesmo fiz neste post).

Você pode acompanhar seus backlinks por meio de um verificador de backlink, que nada mais é do que uma ferramenta que descobre e rastreia quaisquer backlinks que estejam apontando para um determinado URL.

Eles podem ser extremamente úteis quando você deseja “roubar” e replicar os melhores links de seus concorrentes.

Alguns exemplos são os seguintes:

  • Ahrefs – permite que você gerencie seus backlinks, adquira novos, monitore links quebrados e obsoletos e fique de olho nos sucessos e fracassos de sua estratégia de criação de links.
  • Moz Link Explorer – fornece dados detalhados para ajudá-lo a construir uma estratégia de construção de links mais eficiente.
  • SEMrush – permite que você compare seu progresso com o de seus concorrentes. Você também poderá verificar a qualidade de seus backlinks e se concentrar em uma abordagem qualitativa.
  • Majestic – permite que você veja o progresso de suas páginas e trabalhe para melhorar aquelas que não estão vinculadas de forma eficaz.
  • Open Link Profiler – é uma ferramenta bacana que fornece uma tonelada de dados sobre seu perfil de backlink, fazendo uma análise completa dos links que o site possui, a qualidade desses links e a origem de cada link. Você pode exportar até 1000 links da ferramenta gratuitamente.
  • Backlink Shitter – uma ferramenta SEO totalmente nova e gratuita que permite encontrar backlinks de qualidade, realizar análise de backlink do concorrente, pesquisar spam em seus domínios, encontrar backlinks expirados ou quebrados e novas oportunidades de backlink.
  • Google Search Console – é gratuito e permite que você verifique a influência de seus backlinks nos resultados de pesquisa.

Pensamentos finais

Esperançosamente, este artigo ajudou você a entender melhor “o que são backlinks e como eles funcionam”.

Apenas mantenha as coisas naturais, evite spam e adapte constantemente sua abordagem com base em seus sucessos e fracassos, use ferramentas de monitoramento de backlink para ajudá-lo a ver o que você fez certo e onde você está errando.

Por último, não se esqueça de verificar o que seus concorrentes estão fazendo.

CURSO DE SEO

Aprenda a Usar o Google para Vender Muito, por Muito Tempo, Todos os Dias!

Quer aprender como fazer o seu site ficar no topo do Google?

Você também vai gostar:

Você quer ser VIP?

VOCÊ QUER SER VIP?!

Obtenha acesso instantâneo à minha Biblioteca de Recursos GRÁTIS. Receba as Últimas Notícias, Ofertas, DescontosBônus e Conteúdos Exclusivos que não são compartilhados em nenhum outro lugar.

Digite seu nome e endereço de e-mail AGORA e seja VIP ⤵︎

O que você achou deste conteúdo? Têm alguma dúvida ou sugestão? Comenta aí!

Nenhum Comentário, até o momento.

Deixe um comentário