21 Coisas para Começar (ou Parar) de Fazer nas Mídias Sociais

Todo inicio de ano é assim, você provavelmente está pensando nas suas novas metas para o ano novo.

Mas enquanto você sonha com o “novo você” que tem aquele abdômen tanquinho, é fluente em três idiomas e nunca se estressa, não se esqueça das suas novas metas também para as mídias sociais em 2021.

Neste post, vamos quebrar todos os maus hábitos e pseudo-truques de mídias sociais que você precisa deixar para trás em 2020 e mostrar os hábitos, estratégias e dicas que você deve começar a usar este ano.

Eles certamente colocarão suas mídias sociais em forma 💪🏼 em 2021!

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11 coisas para Começar a fazer nas mídias sociais em 2021

1. Reaproveite seu conteúdo

Reaproveite seu conteúdo nas mídias sociais em 2021

Leva horas para criar um único conteúdo.

E todo esse tempo gasto escrevendo, editando ou tirando fotos merece mais do que uma única porção de 15 minutos de fama.

Faça de 2021 o ano em que você começa a redirecionar seu conteúdo e aumentar sua pegada digital.

Pegue seus posts e transforme-os em um script para o seu vídeo no YouTube ou uma legenda para um post no Instagram.

Redefinir o objetivo do seu conteúdo vai economizar seu tempo, atrair mais atenção para o seu conteúdo e ajudá-lo a obter mais resultados com uma única peça.

2. Compartilhe suas postagens de grade nos Stories

Não é segredo que o alcance do feed orgânico do Instagram diminuiu com o passar dos anos.

Portanto, se você deseja que seu conteúdo seja visto, você precisa usar todas as ferramentas à sua disposição.

Uma das melhores maneiras de aumentar seu alcance é compartilhar suas postagens de grade nos seus Stories. Isso ajuda você a desviar do algoritmo incômodo e fazer sua postagem chegar aos seguidores mais engajados.

Dica principal: adicione uma # (hashtag) para aumentar o alcance de seus Stories e, potencialmente, ganhar um ou dois novos seguidores!

3. Compartilhe mais conteúdo sincero no LinkedIn

Compartilhe mais conteúdo sincero no LinkedIn

O LinkedIn é uma rede profissional, mas isso não significa que você precise manter seu conteúdo apenas com comunicados à imprensa e vagas de emprego.

Comece a compartilhar conteúdo mais pessoal em sua página de negócios e perfil pessoal.

Dê às pessoas uma prévia dos bastidores da sua empresa e use as atualizações de status para compartilhar suas opiniões improvisadas sobre as notícias do seu setor.

4. Experimente Instagram Reels

Você ainda não está “TikTokeando” no Reels do Instagram?

Pode estar perdendo boas oportunidades.

Recentemente, a plataforma anunciou uma nova função chamada Reels. Servindo como uma substituição do antigo modo “Cenas”.

O recurso permite a gravação de vídeos curtos com efeitos especiais e trilhas sonoras.

O formato de edição é bastante parecido com o do aplicativo chinês TikTok.

O Reels é uma maneira fácil de atrair novos seguidores para seu perfil com vídeos rápidos de até 30 segundos.

Pense nisso como os Stories do Instagram, mas destiladas com todas as suas melhores dicas e truques.

Não sabe por onde começar com o Reels? Use a dica nº 1 e redirecione seu conteúdo existente.

5. Sempre inclua uma frase de chamariz (CTA)

Os 2.200 caracteres no Instagram são valiosos e você precisa aproveitar se quiser estimular seus seguidores a tomarem qualquer atitude.

Nas suas mídias sociais em 2021, esteja você escrevendo uma legenda para o Instagram, Twitter, LinkedIn ou Facebook, certifique-se de incluir uma call-to-action (CTA).

Por exemplo: Você quer que seus seguidores comentem abaixo? Compartilhem a postagem com os mais próximos e queridos? Salvem para mais tarde? Ou talvez cliquem no seu link na sua biografia?

Seja o que for, seus seguidores não saberão o que você quer que eles façam, a menos que você lhes diga.

6. Use uma Copy matadora

Agora, seu CTA não fará diferença se você não conseguir que as pessoas comecem a ler sua legenda.

Então, como você faz isso?

Com uma copy, um texto, estrategicamente irresistível.

Você precisa que sua primeira frase chame instantaneamente a atenção das pessoas e as façam querer saber mais e interagir.

Para fazer isso:

  • Compartilhe um fato chocante ou interessante;
  • Faça uma declaração em que você acredita que vai contra a natureza do seu setor;
  • Crie expectativa provocando o que o resto da postagem trata.

7. Crie uma página de links sociais em seu site

Link na bio

O “Link na Bio” é uma maneira fácil e conveniente de maximizar o espaço em seu perfil e incluir um link relevante.

Porém, se você realmente deseja aproveitar ainda mais todo o “megatráfego” para o seu perfil, considere a criação de uma página para links sociais.

Através dela você terá várias CTAs, botões, diversos links específicos onde há espaço apenas para uma só URL.

Faça um link para isso em sua biografia do Instagram e veja todo aquele doce tráfego indo diretamente para suas páginas de venda, captura de e-mail, blog e etc..

Mais tráfego e menos despesas comerciais? SIM POR FAVOR!

Dica extra: O Linktree é um site que permite reunir as URLs de todas as suas redes sociais, blogs ou até mesmo de outros sites em sua bio do Instagram. Existem outros famosos agrupadores de links como; app.Tuts.bio, Link in Profile, Campsite.bio, ContactInBio, Linkr.in, Linkkle, Swipop, Tap Bio, etc., que também fazem isso.

8. Colabore mais

Quer impulsionar seu crescimento em 2021?

Escreva em algumas colaborações com marcas que têm um público semelhante ao seu.

Uma das melhores maneiras de fazer uma colaboração é com brindes do Instagram.

Ou você pode colaborar em um serviço ou produto duplo, que aliado ao seu produto, fazem seu produto ser melhor aproveitado pelos seus clientes.

9. Mostre sua personalidade nas redes sociais

As pessoas compram de pessoas – NÃO de marcas corporativas enfadonhas.

Seus seguidores desejam se conectar com a personalidade por trás de sua empresa. É o que torna uma marca identificável e cria um culto de seguidores, seja você uma marca pessoal ou vendendo suco de laranja.

Um excelente exemplo disso em ação é o Wendy’s. A rede de fast-food é tão conhecida por sua personalidade atrevida que as pessoas imploram que a marca os insulte.

Portanto, antes de publicar um tweet, post ou storie, certifique-se de que ele esteja exibindo a personalidade de sua marca.

Dica principal: crie um dicionário de marca com todas as palavras e frases que deseja relacionadas à sua marca e tente incorporá-las sempre que postar.

10. Transforme seus destaques do Instagram

Seus destaques do Instagram precisam de uma faxina?

Tire a poeira dessas teias de aranha e arrume-as para 2021.

Percorra cada um e exclua o que não é mais relevante, importante ou valioso.

Seus destaques devem ajudar as pessoas a encontrar informações mais rapidamente (como perguntas frequentes) ou dizer aos novos seguidores mais sobre você (como uma página Sobre).

Você também pode usar os Destaques para mostrar seus melhores depoimentos ou dar às pessoas uma prévia dos novos produtos ou serviços que você está lançando.

Dica: Use o Canva para criar capas de destaque personalizadas.

11. Comece a usar SEO nas mídias sociais

SEO não é apenas para posts de blogs, vídeos do YouTube e Google.

Todas as suas páginas de mídia social são PESQUISÁVEIS – especialmente com o novo recurso de “pesquisa por palavra-chave” do Instagram.

Em 2021, você precisa ter certeza de que sua conta está listando as palavras-chave corretas para que possa atrair seu seguidor ideal.

Por exemplo, coloque sua palavra-chave principal na seção “Nome” da sua conta Instagram e na seção “Título” da sua conta LinkedIn.

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10 coisas para Parar de fazer nas mídias sociais em 2021

1. Pare de postar e abandonar

Pare de postar e abandonar nas mídias sociais em 2021

Levante a mão se você já foi culpado de postar, depois sair imediatamente e voltar à assistir outro episódio da sua serie favorita.

Todos nós já fizemos isso.

Mas em 2021, se você deseja construir a comunidade dos seus sonhos, você precisa fazer do engajamento uma prioridade.

  • Responda a TODOS os seus comentários e DMs;
  • Pare de ignorar seus DMs (a menos que seja um estranho assustador deixando você desconfortável – nesse caso, bloqueie);
  • Interaja com outras postagens usando as mesmas hashtags que você;
  • Assista os stories de seus seguidores e siga seus fãs obstinados.

O Instagram é uma plataforma poderosa de construção de relacionamento e, se você o está tratando como um encontro ruim, não criará uma comunidade que se preocupa com você e deseja comprar suas coisas.

2. Pare de editar suas legendas logo após a postagem

Se você cometeu um erro, deixe-o de lado até que curtidas, comentários, salvamentos e compartilhamentos parem de aparecer.

Por quê?

Porque toda vez que você toca em “editar”, o Instagram por exemplo, redefine sua classificação de engajamento.

Ou seja, todas aquelas curtidas e comentários que você recebeu até aquele momento, eles não contam mais.

3. Pare de usar as mesmas hashtags

Os deuses do Instagram não aprovam spam de hashtag, ou seja, usar o mesmo conjunto de tags de novo, e de novo, e DE NOVO.

Crie diferentes grupos de hashtag e vá alternando para cada postagem.

Isso o ajudará a evitar a ira do algoritmo do Instagram e evitar que sua conta seja sinalizada como spam.

4. Pare de criar conteúdo fofo que não agregue valor

Antes de publicar em uma postagem em 2021, pergunte-se:

  • Isso é informativo, inspirador ou divertido?
  • É compartilhável e salvável?
  • As pessoas vão querer voltar a esta postagem?

Se você pode dizer “sim” então parabéns! Você criou um conteúdo que seu público achará valioso. Se não, pode ser hora de voltar para a prancheta.

5. Pare de postar de forma inconsistente

Não importa qual mídia social em 2021 você usar, a consistência é a CHAVE.

  • Mantém o seu público envolvido;
  • Ajuda a atrair novos seguidores;
  • Impede que as pessoas se esqueçam de sua conta.

Para se manter em uma sequência consistente, use uma ferramenta de agendamento como o HootSuite, por exemplo. Você pode produzir um mês inteiro de conteúdo em poucas horas ou menos.

E a melhor parte?

Está tudo pronto para ir ao ar nos momentos em que seu público está mais online. Além de te dar a capacidade de gerenciar muitos conteúdos para várias mídias sociais em 2021 e poupar seu tempo para outros afazeres.

6. Pare de ignorar seus DMs

DM é uma abreviação do termo em inglês “Direct Message”, que significa “Mensagem Privada”.

Essa sigla é muito usada em mídias sociais, principalmente no Instagram, Facebook e Twitter, para indicar mensagens que só as pessoas participando daquela conversa têm acesso.

Vender nos DMs é algo que você precisa dominar em 2021.

Pense em suas mensagens privadas como uma extensão de sua marca. É uma forma de os seguidores interagirem com você, e ignorá-los lançará uma luz negativa sobre sua marca.

Quando alguém responder a seu stories ou enviar uma pergunta, responda o mais rápido possível.

Quer realmente impressioná-los? Envie uma mensagem de voz tratando a pessoa pelo nome, isso trará mais proximidade e mostrará que existe uma pessoa real do outro lado.

Ao começar a construir relacionamentos, você pode dar um passo adiante e enviar promoções e descontos exclusivos para seus fãs mais leais.

7. Pare de vender o tempo todo

Com que frequência você fala sobre seus produtos e serviços nas mídias sociais?

Se for mais de 20% do tempo e você não estiver entregando o valor grátis, reavalie como você irá conversar com seus seguidores em 2021.

Lembre-se de que seu conteúdo e negócios são sobre eles e os problemas que você resolve.

Sempre certifique-se de que entregou o valor antes de solicitar a venda.

8. Pare de tentar ser outra pessoa

Seja você mesmo nas mídias sociais em 2021

Abrace as peculiaridades que fazem de você, VOCÊ.

Claro, seus concorrentes podem vender a mesma coisa que você, mas eles não podem reproduzir a personalidade de sua marca.

Portanto, defina uma meta em 2021 para parar de filtrar seu senso de humor e todas as coisas peculiares que você faz.

  • Mostre sua coleção de Harry Potter com orgulho;
  • Compartilhe suas teorias de fãs de The Witcher;
  • Leve seus seguidores em um grande passeio por sua coleção de cristais e plantas em crescimento;
  • Dê ao seu povo informações privilegiadas sobre o seu horóscopo;

Seja o que for, pare de se encolher para “se encaixar” nas mídias sociais em 2021.

9. Pare de se preocupar com métricas de vaidade

Métricas de vaidade, como a quantidade total de seguidores e curtidas por postagem, não precisam de seu foco em 2021.

Poste porque você tem algo a dizer.

Publique porque deseja ajudar seus seguidores a resolver seus problemas.

Publique porque deseja inspirar outras pessoas a fazer a viagem dos seus sonhos.

Além disso, você não precisa de milhões de seguidores para ter sucesso.

10. Pare de forçar o mesmo conteúdo em todos os seus canais

Vídeos de tamanho incorreto nas histórias do Instagram?

Dimensões fora da capa do seu evento no Facebook?

Vamos fazer de 2021 o ano em que você para de copiar e colar seu conteúdo sem ajustá-lo para cada canal.

Você pode redirecionar o conteúdo, mas precisa ter certeza de que está reservando um tempo para seguir as práticas recomendadas, para que seu conteúdo tenha uma ótima aparência e receba a atenção que merece.

Comece a planejar sua estratégia de mídia social para 2021

Agora que você já sabe as estratégias corretas para suas mídias sociais e quais os hábitos deve deixar para trás, está na hora de botar a mão na massa.

Que mudanças você fará em sua estratégia de mídia social em 2021?

Qual hábito você irá deixar para trás?

Conta ai um pouco mais sobre como você vem trabalhando suas mídias sociais, ou talvez alguma dica que não cobri aqui.

De qualquer forma, deixe um comentário abaixo para me avisar. Seu comentário vai ajudar a complementar ainda mais esse artigo e ajudar outros leitores.

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