Comentários em Blogs para Link Building: Porquê e Como Fazer

Como você vai fazer link building se você está apenas no começo do seu site ou blog e não tem dinheiro nem conexões ainda?

A resposta é simples:

Comentários em blogs.

Os comentários em blogs para SEO são uma estratégia simples para começar a criar backlinks para o seu site ou blog e ao mesmo tempo criar fortes relacionamentos com as pessoas do seu nicho ou setor.

Se feito corretamente, os comentários em blogs podem levar a centenas de novos visitantes em seu blog e inúmeras oportunidades futuras de link building.

E, se você é novo no SEO e não está aproveitando essa estratégia, está perdendo um mundo de oportunidades que seus concorrentes vão usar para ganhar de você.

Neste artigo, mostrarei o que é comentar em blogs como estratégia de SEO, como usá-lo e por que é uma parte importante do processo de link building.

O que você aprenderá aqui?

Os comentários do blog estão simplesmente deixando uma mensagem de valor agregado na seção “comentários” de um blog e, quanto mais cedo melhor.

Eles são uma das maneiras mais simples e fáceis de começar a criar links para o seu site ou blog.

No final de muitas postagens, você verá um formulário no qual poderá adicionar suas informações pessoais:

Formulário de comentários do blog

É importante que ele tenha a opção de adicionar URL como parte das informações. Veja que no Blog Dicas MKT utilizamos um campo para solicitar a URL da rede social preferida do leitor.

Isso significa que você pode incluir um link para o seu site/blog, no qual qualquer pessoa que lê seu comentário pode clicar.

Link building em sua forma mais simples, certo?

Agora, esses links não contêm muito “link juice” diretos que vão transferir autoridade de página ou precisamente Page Rank.

Esses tipos de backlinks não irão contribuir muito para melhorar seu ranking no Google.

O Google é sofisticado e consegue saber se um link vem de conteúdo gerado pelo usuário (como comentários de blogs).

Porém, se você tiver links dofollow em comentários de grandes blogs bem estabelecidos, o Google irá notá-los.

O que os comentários em blogs realmente trazem de vantagens são outros dois grandes benefícios:

  1. Eles oferecem tráfego direcionado ao seu site;
  2. Eles ajudam você a expandir sua rede e a construir relacionamentos com pessoas.

Se alguém se deparar com um comentário de 300 palavras na parte inferior de uma postagem de blog que agrega toneladas de valor, notará que o autor do comentário tem conhecimento sobre o assunto e pode ajudá-lo também.

Como seu link esta ali, e pode facilmente ser clicado, você pode receber uma visita de um leitor desse blog.

O leitor saberá que o site ou blog do autor do comentário pode ser útil para ele, mas o proprietário do blog em que foi escrito o comentário também saberá que o autor do comentário pode ser um parceiro em potencial.

Isso pode levar o proprietário do blog em que você publicou um comentário a ver que um guest post seu agregaria valor ao blog dele, gerando assim a oportunidade de um backlink valioso.

Ai sim, mais um pontinho para elevar seu ranking no Google.

Ok, esse é o “porquê”; vamos dar uma olhada no “como”…

Como usar os comentários do blog para SEO

É quase uma arte comentar em blogs como estratégia de SEO.

Seu comentário deve ser longo o suficiente para agregar valor e ser relevante para a postagem do blog.

Isso significa comentários como – “Parabéns pelo post, excelente! www.tentativatoscadespam.com” – não vão rolar.

Pense em termos de uma mini publicação no blog. Deve agregar valor ou continuar a discussão.

É importante lembrar, pois os proprietários de blogs precisam aprovar seus comentários. Se não agregar valor ou valer a pena tê-lo em seu blog, será rejeitado.

Aqui está um exemplo de comentário que seria aprovado:

“Olá Rodrigo,

Você fez um excelente trabalho neste post! Os comentários em blogs realmente podem ajudar de várias maneiras.

A maioria de nós está comentando por backlinks, mas eu digo que é mais valioso do que isso. Nosso conhecimento e linguagem melhorarão por causa dos hábitos e comentários de leitura.

A vantagem do relacionamento e as promoções do blog são outras vantagens principais. Não é?

Não sei o quanto sou bem-sucedido na escolha de lugares para comentar. Porque eu leio e comento em sites em vários nichos.

O principal motivo é que estou interessado em vários tópicos como tecnologia, blogs, história, viagens, ciência e assim por diante. Então, além de ler, comentar em qualquer site e nicho não é uma barreira para mim.

Muito obrigado por outro post interessante.
Tenha um ótimo dia.”

Eu diria que cerca de 1 em cada 250 comentários que eu vejo em blogs vai além de uma linha.

Comentários como o acima realmente se destacam porque é raro ver esse engajamento neste mundo agitado.

Isso significa que é MUITO FÁCIL você se destacar na multidão.

Aqui estão 8 dicas e práticas recomendadas para comentários em blogs que você deve seguir:

  1. Comentar primeiro – Obtenha o primeiro comentário para o maior tráfego (mais sobre isso na próxima seção);
  2. Use seu nome completo – Não use uma palavra-chave, seu nome de marca ou nome da empresa;
  3. Use seu endereço de e-mail correto – Permite que o proprietário do site ou as pessoas interessadas entrem em contato com você;
  4. Conecte seu e-mail ao Gravatar –  Isso exibirá uma foto do perfil ao lado do seu comentário;
  5. Seja seletivo: Escolha blogs e postagens relevantes para o seu nicho ou setor;
  6. Faça perguntas quando você não é um “especialista” – Se você não tiver certeza ou ficou com alguma dúvida sobre algo que foi escrito no post, faça uma pergunta sobre isso;
  7. Adicione valor extra – Se o assunto do post é algo que você tem experiência, adicione sua própria opinião e contribua agregando algum valor;
  8. Não escreva spam – Como sempre.

Bem simples né?

Como encontrar blogs para comentar (e garantir o primeiro comentário)

Como Neil Patel descobriu, obter o primeiro comentário em um blog gera mais tráfego e mais atenção.

Como você encontra oportunidades para comentar em blogs e garante que recebe o primeiro comentário?

É bem simples…

Identifique os blogs nos quais você deseja comentar, seja notificado sobre as novas postagens e deixe seu comentário.

Vamos olhar mais de perto…

Etapa 1: identifique os blogs que você deseja comentar

Encontrar os blogs que você deseja comentar pode ser bastante simples.

Se você vai usar essa estratégia, como já dito anteriormente, o recomendado é encontrar blogs relevantes para seu nicho ou setor e, além disso, você deve focar em blogs com comentários dofollow de preferência.

Para encontrá-los, você pode fazer uma pesquisa no Google para as principais palavras-chave do seu nicho e ver quais os mais bem posicionados.

Você pode usar ferramentas como o SEMrush, Ahrefs, SimilarWeb ou outras de sua preferência para avaliar o blog e sua relevância.

Se você não sabe bem como encontrar blogs com comentários dofollow, você pode fazer uma busca no Google da seguinte forma:

  • “title=”CommentLuv Enabled”” PALAVRA-CHAVE – Vão aparecer alguns blogs com CommentLuv habilitado, o que significa que eles passarão link juice para seu site/blog;
  • “dofollow blogs” – Você encontrará vários posts listando blogs com links dofollow, ou, ao menos alguns deles realmente são, mas é melhor conferir, já que muitos são nofollow apesar de blogueiros dizerem que são dofollow;
  • Followlist Esse site americano é um diretório de blogs com links dofollow.

Etapa 2: ser notificado de suas novas postagens

Felizmente, você pode assinar blogs, assim não precisa lembrar de retornar sempre para verificar se nos blogs que pesquisou existem novas publicações.

Você pode encontrar 3 tipos de assinaturas de blog mais comuns:

  1. E-mail;
  2. Notificações Push;
  3. Feed RSS.

A maioria dos blogs, assim como o Dicas MKT, possui ao menos uma lista de Newsletter e para receber seu boletim com novas postagens basta se inscrever em algum dos formulários apresentados pelo blog.

O mesmo acontece com as notificações push. Acho que você deve tê-la visto quando acessou a primeira vez nosso blog. 🙂

Notificação Push do blog

Geralmente elas são apresentadas em uma janela pop-up, onde é feito alguma pergunta para confirmar se o leitor deseja receber notificações ou não.

Para receber notificações de novas postagens basta clicar no botão e aceitar receber as notificações em seu navegador.

E um feed RSS é um endereço especial da web (URL) que geralmente termina com .rss e é também uma forma de assinar um blog e receber as novas publicações automaticamente.

O sistema que você usa para ler o conteúdo do feed RSS é um agregador, através dele você pode registrar e mostrar em um painel todos os feed RSS de seus blogs favoritos.

Para isso você pode utilizar o Feedly.

Altamente customizável, o Feedly não se limita ao gerenciamento de conteúdo. A plataforma conta com um sistema de sugestões e busca avançada precisa, e você pode acrescentar URLs manualmente para acompanhar as novidades de seus sites e blogs preferidos.

Inscreva-se para uma conta gratuita, adicione a URL do feed RSS ou também pesquise outros blogs com base no nicho ou setor que atua. Você pode encontrar muitos sites para adicionar ao seu “feed”.

Agora, basta escolher como quer assinar os blogs e você receberá atualizações imediatas sobre todo o novo conteúdo que desejar.

Etapa 3: deixe seu comentário

Quando você recebe uma notificação de um novo post dos blogs que encontrou é importante que você aja rapidamente.

Você “têm” que publicar o primeiro comentário.

Assim que você receber uma notificação, entre e deixe seu comentário!

Resumindo

Os comentários do blog trazem poderosos benefícios de SEO, networking e tráfego.

Você deve regularmente deixar comentários longos e de valor agregado em blogs relevantes em seu nicho para ajudar no desenvolvimento de links em sua estratégia de marketing digital.

Quando você estiver fazendo link building, foque em pontuações de domínio mais altas, já que é algo com maior impacto nos rankings.

Além disso, só deixe um comentário se você acha que ele vai gerar algum valor. Não foque no texto âncora, e sim na qualidade do comentário.

Quanto melhor o comentário, melhores serão os resultados.

Certifique-se de usar o seu:

  • Nome;
  • Endereço de e-mail correto;
  • Um link para o seu site.

… e nunca deixe spam.

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6Comentários , até o momento.

  1. Responder

    Boa tarde. Me ajudou bastante suas informações. Sou nova neste ramo de vendas on line, tenho uma loja virtual e vejo o quanto é dificil de ranckear no google. Esse assunto sobre comentarios no blog eu tinha muitas duvidas se realmente eram boas praticas de uso. E com suas informações fiquei muito satisfeita. Obrigada mais uma vez.

  2. Responder

    Muito bom o artigo, estava realmente procurando sobre essa estratégia, para saber se essa estratégia ainda era praticada. Valeu pelo post.

  3. Responder

    bom dia,conteúdo excelente. o link building eu ignorava 100% antigamente e hoje sei que faz muita diferença em negócios online.
    gratidão pelo conteúdo

    caio calderaro

  4. Responder

    Excelente artigo, estava procurando por essa estratégia. Obrigado por compartilhar!

  5. Responder

    Muito bom o artigo, estava realmente procurando sobre essa estratégia, para saber se essa estratégia ainda era praticada. Valeu pelo post.

  6. Responder

    Tava com algumas duvidas em relação a encontrar esses links mais depois desse artigo não tenho mais. Parabéns pelo conteúdo tudo bem explicado, objetivo e claro. Obrigado!!

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