Como Criar um Curso Grátis por E-mail como Isca Digital que Converte como Louco

Uma das ferramentas mais poderosas que você pode usar como uma opção para que sua lista de e-mails aumente bastante e impressione todo o seu público enquanto os nutre e agrega muito valor, é um curso grátis distribuído apenas por e-mail.

Curso Online Grátis Por E-mail

Mas, vamos começar pelo começo… 🙂

Quando você decidiu ganhar dinheiro pela internet vendendo produtos, info-produtos ou serviços, já deve ter aprendido que criar uma lista de e-mails é essencial. Certo?

Porém, cada vez mais, criar essa lista não é uma tarefa muito fácil.

Nos primórdios da Internet, as pessoas se inscreviam em boletins e listas de discussão ansiosamente apenas para manter contato. Hoje, ninguém se inscreve em nada, a menos que acredite que receberá algo em troca de grande valor por isso.

Esse benefício geralmente vem na forma de um “presente” de algum tipo. Isso é chamado por alguns de isca digital.

A maioria dos profissionais de marketing online usa coisas como e-books, vídeos, checklists, ou infográficos como iscas digitais.

No entanto, a grande sacada é você sempre ter um algo a mais, algo único para se diferenciar da maioria e não fazer apenas mais do mesmo.

Neste post, mostrarei o que é a estratégia de curso grátis por e-mail, por que é importante e como você pode usá-la para criar uma lista de e-mails massiva, cheia de pessoas que realmente querem comprar de você.

Um curso grátis, assim como esse aqui ↴

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Se você tem um negócio na internet seja como afiliado ou um e-commerce, fique ligado, pois estará diante de um oceano azul ainda inexplorado!

O que é um curso grátis por e-mail

Basicamente, um curso grátis por e-mail é apenas um autor-esponder com uma série de e-mails enviados por um período de tempo para quem se inscreve em um formulário de uma landing page.

Olhando assim, não é muito diferente de um e-mail marketing comum. No entanto, é bem mais do que isso, ele ensina ao seu público algo real, necessário e relacionado ao seu nicho, curso pago, curso divulgado como afiliado, serviço, etc.

A realização de um curso entregue por meio de um sistema de auto-responder de e-mail marketing é simples e de baixa tecnologia.

Você só você precisa de um sistema de marketing por e-mail com mecanismo de resposta automática, que envia e-mails automaticamente para os assinantes de acordo com a programação.

Funciona bem para conteúdo escrito, como módulos que incluem apenas texto, mas você também pode incluir links para vídeos ou áudio.

Cada módulo do seu curso gratuito equivale a um e-mail em uma série de resposta automática.

Basicamente, você cria vários e-mails relacionados que compõem o seu curso e são enviados em intervalos específicos e em uma ordem específica, um para cada lição.

Cada e-mail é enviado automaticamente em uma programação usando a função de resposta automática do seu provedor de e-mail.

Eles são salvos nesse sistema para uso contínuo. Sempre que alguém se inscreve, eles começam a receber a sequência de e-mails que constituem o seu curso.

Porque criar um curso grátis por e-mail

Os cursos on-line grátis entregues por e-mail, são uma maneira fenomenal de gerar leads.

É exatamente o tipo de isca digital que atrai milhares de novos inscritos, além de atrair um bom número de leads quentes – pessoas com maior probabilidade de comprar seus cursos, por exemplo.

Por quê? Porque o público é qualificado. São pessoas que querem um curso, querem aprender e querem aprender sobre o que você está ensinando.

Essa estratégia apresenta você como uma autoridade em sua área ou destaca sua autoridade sobre um assunto específico, sua riqueza de conhecimentos e o que você tem a oferecer.

À medida que os alunos aprendem no seu curso por e-mail, eles se tornam cada vez mais conscientes do assunto do curso e do que eles não sabem, mas querem.

Isso irá gerar mais demanda para adquirir os conteúdos completos e pagos que você oferecer.

É como dar a alguém um aperitivo incrivelmente saboroso em um restaurante. Essa primeira impressão mostrará sua habilidade e ainda deixará potenciais leads querendo ainda mais.

Tudo bem que criar um curso assim levará mais tempo do que editar um pequeno e-book ou um info-gráfico, mas para o número de assinantes que você ganhará e a taxa com a qual eles se converterão, é uma boa margem.

Afinal entregar (24 horas / 7 dias por semana) um e-course é fácil, bastando usar o mesmo sistema usado para capturar endereços de e-mail que você já utiliza.

Como criar seu curso grátis por e-mail

Como dito anteriormente, um curso grátis por e-mail é uma série de e-mails enviados por um período de tempo.

Cada um desses e-mails contém uma mini lição e, no final, é feita a solicitação, a oferta de produto, o convite para ingressar no curso completo, etc..

O processo de entrega de um curso por meio de um sistema de e-mail marketing difere de um sistema para outro, mas basicamente segue essas etapas:

Etapa 1: Decida o que ensinar

Antes de criar qualquer coisa, você precisa descobrir o que ensinar primeiro. Escolha um assunto que seja valioso, mostre suas habilidades sobre o assunto e também gere demanda para o curso completo.

Digamos que meu curso completo seja sobre: planejando uma viagem para a Itália.

Posso fazer a primeira seção do curso “Como Fazer as Malas para a Europa” ou uma seção de dar água na boca em “Os Melhores Lugares para Viajar na Itália”.

Ambas as ideias são valiosas por si próprias, mas também geram demanda por um curso maior em uma viagem completa à Itália – especialmente os “Melhores Lugares para Viajar”.

Você basicamente atraiu seu público-alvo, resolveu problemas de onde ir e gerou demanda por COMO.

Etapa 2: Estruture seu curso por e-mail

A maioria dos cursos por e-mail é enviada por um período de uma a duas semanas. Enquanto a maioria das postagens que li recomendavam cinco e-mails, dois dos meus cursos favoritos têm sete e-mails.

A chave é enviar conteúdo de forma rápida e consistente o suficiente para realmente aquecer novos leads. Isso permitirá que os leads saibam quem você é e o que faz com rapidez suficiente para que eles não se esqueçam de você.

Afastados o suficiente e com valor suficiente, seus leads não se sentirão enganados – em vez disso, eles estarão desejando sua oferta de curso completo.

Ao espaçar o curso, considere quanto tempo levará para alguém concluir as tarefas. Se não for um dia, opte por um curso mais longo ao invés de um mais curto.

Não se esqueça de encarar o curso como um discurso de vendas estendido.

Aviso: Não gaste todo o curso grátis por e-mail vendendo, mas também não perca a oportunidade de transformar os principais leads de funil em assinantes nutridos, prontos para comprar seu curso.

Mova-os pelo conteúdo valioso que cria confiança em você e demanda, e use os dois últimos e-mails para fornecer a solução. Seu esboço pode ficar assim:

EXEMPLO 1

  • Confirmação: confirme a inscrição no seu curso por e-mail;
  • E-mail de boas-vindas: informe às pessoas o que elas receberão e por que elas são importantes (venda a ideia do seu curso e da transformação);
  • E-mail 1: conteúdo;
  • E-mail 2: conteúdo;
  • E-mail 3: conteúdo;
  • E-mail 4: venda do seu produto (treinamento, e-book, software, assinatura, etc.);
  • E-mail 5: mencione seu curso novamente + onde as pessoas podem entrar em contato com você.

EXEMPLO 2

  • Confirmação: confirme a inscrição no seu curso por e-mail;
  • E-mail de boas-vindas: informe às pessoas o que elas receberão e por que elas são importantes, além de dar uma amostra do que está por vir;
  • E-mail 1: conteúdo;
  • E-mail 2: conteúdo;
  • E-mail 3: conteúdo;
  • E-mail 4: conteúdo;
  • E-mail 5: conteúdo;
  • E-mail 6: venda do produto (treinamento, e-book, software, assinatura, etc.);
  • E-mail 7: mencione seu curso novamente + convide pessoas para ingressar em uma página da comunidade ou grupo do Facebook.

Acima de tudo, se você construir confiança com seu público e fornecer valor real primeiro, é mais provável que eles façam um investimento monetário no futuro.

Etapa 3: criar conteúdo para o seu curso por e-mail

Se você tiver conteúdo – Reutilize as postagens do seu blog para ajudar a criar seu curso por e-mail. Se houver postagens específicas no blog que tenham tido um bom desempenho, concentre-se nessas informações no seu curso por e-mail.

Você pode, por exemplo, pegar suas cinco postagens mais populares no blog sobre assuntos semelhantes ou complementares umas as outras e transformá-las em seu curso por e-mail, complementando as postagens com mais informações e exemplos práticos.

Se você não tiver conteúdo – Você deve criá-lo usando as orientações acima sobre o que cria confiança, dando valor e gerando demandas.

Algo como cinco e-mails com 1.000 palavras de conteúdo. Minha regra geral é escrever o quanto for preciso para levar o público a atingir a meta.

Saiba quanto conteúdo seu público precisará e dê a eles exatamente o que eles querem.

Dica: Você pode encontrar muitas ideias para se inspirar e conteúdos (cursos, e-books, artigos) para comprar já prontos para você traduzir e usar com produtos PLR. Muitos produtores, blogueiros e afiliados já utilizam essa técnica a muitos anos.

Alguns serviços de e-marketing não permitem adicionar vídeos ou áudio diretamente a um e-mail, a menos que você o faça com um hiperlink. Por esse motivo, você precisa hospedá-las em outro lugar e fornecer um link no seu e-mail de acompanhamento.

Você pode hospedar seus vídeos no YouTube como vídeos privados ou no Vimeo como vídeos privados com uma senha. Isso permite que você evite que o público em geral os veja.

O áudio pode ser hospedado de maneira barata em vários locais, como Soundcloud, Libsyn ou mesmo AmazonS3.

Etapa 4: automatize seu fluxo de trabalho

Um curso grátis por e-mail depende da automação. Quando um novo leitor se depara com seu conteúdo, ele pode se inscrever em sua landing page e solicitar seu curso e, em seguida, obtê-lo automaticamente.

Esse tipo de gratificação instantânea faz a diferença. Quando você obtém algo que deseja instantaneamente, fica mais entusiasmado.

Para ser totalmente sincero, eu me sinto 100% assim com cursos gratuitos. Eu sei que o ótimo conteúdo está realmente me ensinando algo e vem em um formato amigável. O que é ótimo.

Para criar uma experiência positiva para seus novos leads, você precisa configurar seus auto-responders. Você pode fazer isso com programas como Aweber, Mailchimp, Leadlovers ou E-goi.

Etapa 5: faça a venda

Venda Online

Por mais que um curso de e-mail seja focado em valor, o objetivo final é fazer vendas.

Isso significa que você tem que pensar em levar pessoas um pouco interessadas a realmente dispostas a comprar seu produto ao longo do curso.

Mas o primeiro passo é “vender” primeiro as pessoas a ideia do seu curso e que você é uma autoridade que pode ajudá-las.

Você fará isso no seu primeiro e-mail e durante os e-mails de conteúdo.

Depois de enviar a confirmação automática para inscrição, envie um e-mail de boas-vindas que comece a apresentar seu tópico e por que você pode ajudar.

Durante o curso faça pequenas menções do que quer vender sem ser intrusivo, foque no conteúdo que esta ensinando, afinal o primeiro objetivo é ensinar, educar.

Mas você também quer vender, esse é o objetivo final, e para isso você pode anunciar seu produto, e-book, assinatura ou treinamento completo dentro do seu curso por e-mail.

Você pode fazer isso mencionando-o no final ou enviando um e-mail no dia seguinte ao término do curso.

Se você o mencionar no curso de e-mail, amarre-o naturalmente no penúltimo e último e-mail e adicione um bônus de ação rápida, ou escassez, algo que alguém só pode obter agora se comprar ali, para criar um senso de urgência.

Os cursos por e-mail tendem a se converter muito bem, portanto, uma porcentagem maior que o normal da sua lista converterá em vendas do que se você tivesse realizado apenas uma oferta ou um desconto.

Checklist para curso por e-mail

Para facilitar a criação do seu curso por e-mail grátis, vou colocar aqui um pequeno e simples checklist só para direcionar as ações e dar um pequeno passo-a-passo.

  1. Crie uma lista – Você precisa de uma lista específica de e-mails para o seu item gratuito, a menos que seja alimentado na sua lista principal. Cada lista requer um formulário de inscrição e uma nota de confirmação. Todos os assinantes devem confirmar que desejam estar em sua lista (NÃO FAÇA SPAM).
  2. Crie um formulário de inscrição – Faça isso no seu sistema de e-mail marketing. Você pode usar este formulário colocando-o na landing page ou apenas em algum lugar do seu site/blog.
  3. Crie a landing page – Crie uma página de inscrição ou página de vendas em seu site/blog, coloque seu formulário de inscrição para a lista de e-mails e uma breve nota informando aos registrantes que eles precisam preenchê-lo para receber sua primeira lição e informações sobre o curso.
  4. Crie seu primeiro e-mail de acompanhamento – Esta é sua nota de agradecimento. Ele pode ter todas as suas informações logísticas, bem como uma recepção formal ao curso. Ele deve conter informações sobre a frequência com que os módulos serão “entregues” para os alunos. Entregue este e-mail imediatamente após a confirmação.
  5. Edite suas lições – Escreva suas lições no Word ou em um programa de texto. Em seguida, copie e cole o conteúdo no editor de e-mails do seu sistema de e-marketing. Formate e adicione links, como áudio, vídeo, imagens e etc. caso ache necessário. Além de incorporar sua oferta irresistível utilizando técnicas de escassez e/ou promoções exclusivas.
  6. Crie o auto-responder – Adicione a lição ou módulo ao programa de resposta automática do seu sistema de e-mail marketing (para a lista que você criou). Cada acompanhamento precisa de uma linha de assunto de e-mail consistente para todo o curso e numerada por módulo. Você também pode adicionar “personalização”, o que significa que o sistema adiciona o nome do aluno à linha de assunto do e-mail ou ao corpo de e-mail.
  7. Programe seus e-mails do curso – O primeiro deve sair instantes após o e-mail de agradecimento e explicação sobre o curso, os demais, programe-os para qualquer intervalo que você se sentir melhor (um por dia, um por semana ou um por mês, pela manhã, à tarde ou à noite).

Nota: Não se esqueça de analisar os resultados e dos testes A/B para os formulários, landing pages, modelos de e-mail (somente textos, áudios, vídeos, quantidade de imagens, etc.), frequência de envios e porcentagem entre conteúdo e anúncios de produtos.

Somente analisando e testando será encontrada a fórmula ou estratégia perfeita para você.

Divulgue seu curso

Ao fornecer um curso como isca digital, você receberá assinantes 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem muito esforço. Apenas certifique-se de que a chamada à ação seja vista facilmente em seu site.

Comercialize, espalhe e promova seu curso por e-mail gratuito como um louco.

Você pode começar vinculando-o na página inicial do seu blog, seja com banners, CTAs, formulários ou links. Essa é uma maneira rápida de coletar endereços de e-mail de qualquer novo lead que visite seu blog.

Promova seu curso gratuito também em várias comunidades online e mídias sociais (Facebook, Twitter, Instagram, YouTube) usando grupos, stories, parcerias com influencers, conteúdo e anúncios.

Dicas finais

Você pode criar “cursos eletrônicos” curtos para qualquer segmento do seu mercado-alvo, segmentando efetivamente suas atividades de criação de listas. Seja você um info-produtor, afiliado ou prestador de serviços.

Não há regras para o que se pode vender através dessa técnica, use a criatividade.

É possível adicionar também os inscritos nos seus cursos em sua lista principal. Essa estratégia permite garantir que os mesmos assinantes recebam os e-mails que você deseja enviar a todos.

Certifique-se de adicionar mais conteúdo às suas listas! Não receba assinantes de uma ou mais de suas listas com um curso eletrônico gratuito e depois esqueça de continuar fornecendo conteúdo valioso. Esse erro é a maneira mais rápida de perder os assinantes suados.

Você já se inscreveu em um curso por e-mail ou já criou um? Como foi? Eu adoraria saber se você já viu esse trabalho, se gostou ou o viu totalmente fracassar. Deixe-me saber nos comentários abaixo.

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