Otimização da Pesquisa Por Voz do Google (Voice Search SEO) – O Melhor Guia para Webmasters

Segundo uma previsão feita por Mary Meeker, a pesquisa por voz e a pesquisa de imagens do Google reunirão cerca de 200 bilhões de consultas por mês. Essa é uma estatística impressionante, considerando que hoje, o recurso de pesquisa por voz não é nada comparado à pesquisa de texto.

No entanto, os tempos juntamente com as tendências de pesquisa estão mudando. Se o SEO for seu foco no momento, a otimização da pesquisa por voz do Google assumirá o controle em breve.

Comece a se preparar hoje!

Assistentes digitais de reconhecimento de voz inteligente

O recurso de pesquisa por voz deve permitir que os usuários encontrem respostas relevantes para suas perguntas.

Mas a questão é … com quem você fala?

Bem, como eu já mencionei, as grandes marcas desenvolveram assistentes digitais incrivelmente inteligentes que até têm nomes:

  • O Google desenvolveu o Google Home, um alto-falante que fica na sua mesa e escuta suas perguntas;
  • A Apple desenvolveu o Homepod, outro alto-falante do qual a Siri pode fazer sua voz ser ouvida;
  • A Amazon desenvolveu o Amazon Echo, mais um dispositivo de reconhecimento de voz que incorpora a voz do Alexa (nome do assistente digital da Amazon);
  • A Microsoft oferece ao seu Cortana , um assistente de voz super útil que responde às suas perguntas.

Agora pense nisso.

Como proprietário de uma empresa, site ou blog, seu principal objetivo é permitir que clientes potencialmente interessados ​​encontrem e consumam sua marca e produtos.

Se as pessoas começarem cada vez mais a usar a pesquisa por voz para obter informações, otimizar seu site para pesquisa por voz certamente valerá a pena.

Como é assim que o marketing funciona agora, você terá que entender e praticar melhor as estratégias de marketing digital contemporâneas mais eficazes.

E com a pesquisa por voz, a única coisa que você vê é a nova era do SEO.

O que você precisa saber sobre a Pesquisa Por Voz do Google

O principal objetivo do Google é melhorar a experiência de seus usuários, melhorando consistentemente seus produtos e serviços sem nunca olhar para trás.

A pesquisa no Google, seja de texto ou de voz, é provavelmente o serviço mais importante que eles possuem.

Então, eles são basicamente o mecanismo de pesquisa mais popular do mercado.

Por quê?

Bem, simplesmente porque eles estão realizando operações incríveis para sustentar e fornecer qualidade consistente nas respostas e resultados que ela traz para cada palavra-chave e frase-chave exclusivas.

Para que é usada a pesquisa por voz?

Considerando que você é proprietário de uma empresa ou webmaster, é necessário diferenciar claramente a natureza das consultas abordadas pelo seu público-alvo.

Tenha paciência comigo.

De acordo com um relatório publicado pela Northstar Mobile Voice em 2014, podemos observar uma natureza diferente de consultas quando os usuários perguntam por meio da pesquisa por voz.

Portanto, quando você usa a pesquisa de texto, provavelmente está procurando algo além de uma direção, um texto ou uma chamada. 

Você está procurando consumir.

Enquanto você estiver em movimento, usando o assistente digital de pesquisa por voz, provavelmente está procurando ser direcionado para a escolha certa.

É por isso que você pergunta: “Qual é a melhor pizzaria de São Paulo?” ou “Qual será o clima amanhã na minha cidade?”

Veja como otimizar seu site para os algoritmos de classificação de pesquisa por voz do Google.

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Parte 1 – Entenda as 4 diferenças fundamentais entre a pesquisa por texto e voz

Antes de tentar realizar ações de otimização complicadas, todo webmaster precisa entender as diferenças fundamentais entre a pesquisa por texto e por voz.

Como mencionado anteriormente, sua natureza difere.

Quanto melhor você entender as diferenças, mais estratégica e eficaz será sua campanha de SEO.

Aqui estão os quatro aspectos principais que você precisará prestar atenção:

O comprimento da consulta

Sempre que você digita palavras-chave ou frases-chave, provavelmente está digitando consultas vagas.

Por exemplo, se você estiver procurando por novos laptops, sua consulta de texto será curta, pois você provavelmente digitará “novos laptops 2017”.

No entanto, se você usar a pesquisa por voz, sua consulta será mais longa, pois provavelmente perguntará “Quais são os laptops mais novos em 2017”.

Observou a diferença de comprimento?

Portanto, ao planejar sua próxima Campanha de SEO Por Voz, considere não só as palavras-chave, mas também o contexto das frases das consultas.

Falamos mais do que escrevemos.

Haverá perguntas!

Haverá mais perguntas em comparação com afirmações.

A maioria das pessoas joga algumas palavras-chave na string de pesquisa e recebe as respostas que deseja.

A pesquisa por voz não funciona assim.

A maioria dos assistentes de pesquisa por voz responderá melhor às perguntas.

A intenção ficará mais forte

Ao otimizar para frases-chave mais longas, é provável que você segmente um setor muito específico do seu mercado.

No entanto, a intenção desses pesquisadores é extremamente forte, pois eles acessaram suas informações porque as respostas do seu conteúdo eram muito relevantes para as perguntas deles.

O impacto local é predominante

Comparado à pesquisa de texto, o uso da pesquisa por voz tem uma probabilidade três vezes maior de ter uma natureza local e ser específico do local.

Os sinais de localização estão se tornando um aspecto essencial de otimização que toda empresa deve levar em consideração.

Parte 2 – Estratégias, dicas e truques para otimizar seu SEO na pesquisa por voz

A pesquisa por voz é uma tendência que está aumentando à medida que o tempo passa.

No entanto, a tecnologia de reconhecimento de fala ainda não é tão eficiente para ter uma compreensão precisa de todos os sons e palavras.

Porém, isso não deve impedir que as empresas tomem as medidas necessárias para a otimização de SEO na pesquisa por voz.

Vai render muito bem no futuro, pois você certamente receberá tráfego extra de seus esforços de otimizar a pesquisa por voz para o Google.

Agora que você percebeu algumas das diferenças mais importantes entre texto e voz, vou falar sobre algumas estratégias eficazes para otimizar seu site ou blog para pesquisa por voz.

Sem mais delongas, vamos direto à ação:

Pesquise todas as direções oficiais

A primeira coisa que você pode abordar é a documentação oficial que cada assistente de pesquisa por voz apresenta.

Se você estiver se aprofundando, encontrará muitas discussões em que autoridades importantes respondem a diferentes consultas feitas pelo público.

Aqui está um bom conselho: tente observar os padrões e as semelhanças entre todos os algoritmos. Se você perceber uma vantagem de SEO que se aplica a um assistente de voz, provavelmente também funcionará para os outros. Continue testando até obter estatísticas claras.

Desenvolva seu perfil “Google Business” e atualize sua listagem local

Muitas consultas de pesquisa por voz giram em torno de informações sobre lugares que as pessoas desejam visitar.

Pode ser uma consulta específica, como “locais de sushi em Dubai” ou uma sugestão, como “Quais são os melhores locais de sushi em Dubai?”.

Nesse caso, a melhor frase-chave que vale a pena otimizar é “locais de sushi em Dubai”.

Agora, se um usuário inserir algo mais geral, como “locais de sushi perto de mim”, o Google rastreará imediatamente a localização do usuário e sugerirá locais relevantes nas proximidades.

A palavra “perto de mim” é uma palavra-chave universal que você precisa lembrar.

Sempre que a palavra-chave “perto de mim” estiver presente, o algoritmo de pesquisa por voz do Google recorre às listagens de empresas do Google.

É exatamente nesse local que o nome da sua marca deve estar listado e presente.

Portanto, certifique-se de configurá-lo bem, para que suas informações de contato, como seu nome, número de telefone, endereço ou e-mail, estejam disponíveis para todos os usuários que encontrarem seu negócio.

Ao adicionar todas essas informações, você ajuda o Google a classificar seu site no ambiente de pesquisa local.

Conheça o seu público e entenda sua intenção

Isso gira em torno dos conceitos básicos de marketing.

Antes de vender um produto, você precisa ter um mercado.

Esse mercado está cheio de vários tipos de indivíduos que podem se tornar clientes fiéis da sua marca.

No entanto, antes de iniciar qualquer tipo de mensagem ou executar qualquer prática de SEO, você deve conhecer bem o seu público.

Saiba como eles pensam, como se comportam, o que querem, o que precisam … Entenda sua natureza sendo empático e tentando se colocar no lugar deles.

Depois de conhecer a pessoa para a qual está vendendo, será mais fácil prever sua intenção.

Por exemplo, se você estiver vendendo roupas para cães, provavelmente saberá o que a maioria dos proprietários procura quando compra roupas para cães.

Sabendo disso, você pode otimizar palavras-chave e frases-chave que apresentem uma forte intenção: “Roupas para cães pequenos de couro ecológico” ou “Roupas de inverno para cães grandes”.

Otimize para a linguagem natural, pense como os humanos pensam

Como mencionamos anteriormente, as perguntas parecem ser o padrão de fala mais usado entre humanos e assistentes de voz.

Como esses assistentes têm um nome, são capazes de ouvir, falar e processar informações, a maioria dos usuários esquece que são apenas algoritmos. Então é assim que a Siri se torna sua “melhor amiga”.

Como você fala com um amigo?

Bem, certamente diferente de como você “fala” com uma sequência de entrada de texto.

As pessoas usarão predominantemente a linguagem natural quando se dirigirem aos assistentes de voz.

Portanto, haverá muitas perguntas.

Ao entender a intenção do seu público, você pode começar a otimizar seu conteúdo com perguntas mais específicas que seus clientes em potencial podem fazer.

Otimize sua página de perguntas frequentes (F.A.Q.)

Como abordamos o tópico “perguntas”, seguimos com uma estratégia perspicaz de capturar mais atenção do Google.

Como você provavelmente sabe, cada serviço ou produto apresenta uma página de perguntas frequentes, na qual todas as respostas necessárias para as perguntas mais comuns estão presentes.

Você definitivamente deve aproveitar esta página, pois ela permite otimizar muitas consultas em potencial.

Esta página é muito importante para seus esforços de otimização de SEO por pesquisa por voz, pois contém muitas palavras-chave de cauda longa e frases-chave.

Além disso, depois de detectar (por meio de análises ) quais das perguntas presentes na sua página de perguntas mais frequentes estão causando maior impacto, você saberá exatamente o que otimizar através de conteúdo de alta qualidade (postagens em blogs, vídeos, infográficos etc.).

Aproveite a Schema Markup (Dados Estruturados)

Para ajudar os assistentes digitais a fornecer seu conteúdo para as consultas mais relevantes abordadas pelo seu público, implemente a marcação de dados estruturados.

A marcação de dados estruturados (schema markup) ajuda os mecanismos de pesquisa a entender melhor a natureza e o contexto do seu conteúdo.

Existem os chamados “vocabulários schema”, que são fundados pelo Google e desenvolvidos por um processo da comunidade.

Quanto melhor você otimizar seu site para a marcação de esquema, mais relevante você estará criando suas palavras-chave e frases-chave para os mecanismos de pesquisa.

Portanto, eles preferem seu conteúdo em comparação com um conteúdo não otimizado que pertence a um concorrente.

Seu site sempre deve ser compatível com dispositivos móveis

Uma coisa que não mencionei é a importância da otimização para dispositivos móveis.

Como você provavelmente sabe, o setor mobile apresenta um crescimento consistente, pois a maioria dos consumidores de hoje possui um smartphone.

O alcance das informações se torna ainda mais possível porque os dispositivos móveis e as tecnologias avançadas de conexão com a internet estão ajudando significativamente.

Os usuários de pesquisa por voz que não possuem assistentes digitais pessoais que se sentam em suas mesas geralmente usam seus smartphones para usar os serviços de pesquisa do Google.

Agora, sempre que eles encontrarem seu site por meio de pesquisa por voz, ele deverá ser otimizado para dispositivos móveis. Caso contrário, você estará perdendo a maior parte do tráfego de pesquisa por voz e também desperdiçando tempo e dinheiro.

Você pode fazer o teste de compatibilidade com dispositivos móveis pelo Google e ver como o site é “compatível com dispositivos móveis”.

Pronto para a otimização da pesquisa por voz do Google?

O setor de pesquisa por voz está lentamente se tornando a próxima tendência na pesquisa.

É extremamente conveniente e rápido, e é exatamente isso que a nossa sociedade está procurando no momento: maneiras de reduzir o tempo gasto em suas tarefas.

Imagine a conveniência que um assistente de voz ultra-inteligente lhe trará. Você pode sentar na sua cama, conversar com seu “amigo” e consumir todas as informações ou mídias que desejar.

Você pode andar na rua, conversar com seu smartwatch e receber instruções exatas sobre onde dar o próximo passo para chegar ao seu destino.

Portanto, à medida que essa tendência continua a crescer, faça o possível para entendê-la e usá-la desde o início de sua popularidade.

Quando atingir o pico, o tráfego de pesquisa por voz do Google será uma mina de ouro para todo o seu desempenho de marketing!

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