Como Criar a Landing Page Perfeita para Converter Tráfego em Leads

A conversão de tráfego frio em leads quentes e eventuais clientes pode ser um processo bastante difícil. Afinal, os visitantes frios não sabem sobre o seu site e não estão familiarizados com o que você está fazendo.

Por isso, é necessário educar seus visitantes para depois transformá-los em clientes.

E um dos melhores métodos para isso é através do uso de Landing Page.

No entanto, não apenas qualquer landing page.

Você precisa de uma landing page adequadamente otimizada para abordar as preocupações do seu público de forma tal que, literalmente, não podem esperar para entregar seu endereço de e-mail.

Os comerciantes e os anunciantes passam bastante tempo testando e analisando como fazer uma landing page perfeita.

Existem várias técnicas, estratégias e aspectos que você deve ficar atento na hora de criar a sua.

Neste artigo, abordaremos o que é uma landing page, as melhores práticas e os erros a evitar em sua criação.

O que é uma Landing Page?

Uma landing page, às vezes conhecida como “página de captura principal”, é uma página no seu site que possui um formulário e existe apenas para capturar a informação de um visitante através desse formulário.

É isso mesmo.

Uma landing page é uma ferramenta de marketing projetada para solicitar uma determinada ação ou resultado.

É chamado de landing page porque é a página de destino para onde os visitantes são enviados através de outras fontes de tráfego na internet, seja uma postagem de mídia social, guest blog, banners, curso grátis por e-mail ou links patrocinados.

As landing pages servem para educar seus clientes e transformá-los de visitantes para clientes potencialmente pagantes.

Você pode dizer que você têm uma boa landing page se:

  1. A página tem um foco único;
  2. Tem um visual simplificado e falta outros elementos típicos do site, como uma barra de pesquisa ou navegação;
  3. Você se sente obrigado a agir preenchendo um formulário para conseguir alcançar seu objetivo na página.

De certa forma, as landing pages são indiscutivelmente o componente mais importante de seus esforços de marketing online.

Uma vez que elas são projetados para solicitar uma ação ou resultado específico, se você conduz um fluxo de tráfego para uma landing page direcionada, você pode melhorar suas chances de converter esse tráfego em leads.

A oferta convincente

Os usuários da web de hoje estão mais inundados com informações do que nunca.

Eles também são bombardeados com pop-ups e dezenas de pedidos para inserir suas informações de email.

Por causa disso, essas pessoas se tornaram mais defensivas sobre exatamente quem eles permitem em suas caixas de entrada.

Em outras palavras, as pessoas não vão preencher seu formulário, independentemente da sua fantástica landing page, a menos que eles desejem o que você está vendendo.

Uma ótima maneira de persuadir as pessoas sobre o quão fantástico é o seu serviço ou produto, é criando uma oferta irresistível ou bem convincente de inscrição para download que seus visitantes não podem recusar.

Abordamos uma excelente estratégia em detalhes e que eu fortemente recomendo nesse artigo: Como criar um curso grátis por e-mail como isca digital que converte como louco.

Sua oferta deve falar sobre uma necessidade profunda ou problema que eles não conseguiram resolver.

Desta forma, você pode coletar as informações de contato dos seus visitantes para acompanhamento de vendas, e eles se sentem bem porque receberam um presente gratuito que os ajudou a resolver um problema ou uma necessidade.

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5 elementos que sua Landing Page deve ter

Uma vez que você solidificou sua oferta que seus visitantes não irão resistir, você vai construir uma página em torno dessa oferta.

Abaixo, destacamos alguns dos elementos indispensáveis para criar a landing page perfeita:

1. Use manchetes concisas e que chamem a atenção

O título principal ou manchete é a primeira coisa que seus visitantes notarão, então você tem que fazer isso contar.

Muito foi dito sobre a criação do título perfeito.

Lembre-se de que as manchetes devem ser concisas e responder a pergunta: “O que há para mim?”

Crie alguma tensão emocional para que o visitante continue a ler até o final da página.

É uma boa ideia dividir o teste de suas próprias manchetes para ver quais são os melhores para você.

Apenas alguns ajustes para uma manchete do site podem fazer uma grande diferença no desempenho da página.

2. Criar confiança com prova social

O anonimato da internet torna a confiança um pouco difícil.

No entanto, pessoas e organizações criaram formas de estabelecer confiança, incluindo selos de garantia, verificações de terceiros (Verisign, Better Business Bureau, etc.), revisões e depoimentos.

De acordo com um estudo recente realizado pelo Wall Street Journal, 92% dos entrevistados disseram que eles têm mais confiança nas informações geradas pelo usuário encontradas online do que na informação de um vendedor ou outra fonte.

Como tal, depoimentos de clientes são uma ferramenta muito poderosa para construir a confiança da sua landing page.

Outras formas poderosas de prova social incluem:

  • Citações de outros empresários bem respeitados em seu nicho ou cidade;
  • Seus seguidores de mídias sociais contam (se o número for alto o suficiente);
  • Cobertura de imprensa.

3. Caracterizar vídeos e imagens relevantes

Imagens, apresentações de slides e vídeos relevantes para a sua landing page são bons para direcionar o envolvimento dos usuários.

Na verdade, há alguma psicologia por trás disso.

Quando se trata de imagens, nossas mentes são conectadas para processar imagens visuais.

Na verdade, cerca de 50% do cérebro humano está envolvido no processamento visual.

Basta pensar em todas as imagens que você vê todos os dias, seja por meio de mídias sociais anúncios de propaganda, blogs ou propagação de revistas.

O vídeo é uma ótima ferramenta de comunicação porque nós fomos projetados para nos conectar com outros humanos.

O som de uma voz humana, expressões faciais e linguagem corporal transmitem uma mensagem melhor do que as palavras escritas sozinhas.

Ao criar um vídeo, você não precisa fazer uma produção de Hollywood, mas um pequeno clipe que apresenta seus produtos ou serviços pode estabelecer uma sensação de familiaridade e colocar um visitante à vontade.

Pesquisas recentes mostraram continuamente que as páginas com vídeo tendem a se converter mais alto que aquelas que não.

Pense nisso desta maneira.

Quando um visitante aterrissa no seu site pela primeira vez, eles não sabem quem você é, então um vídeo permitirá que eles se conectem de forma mais profunda.

4. Tenha um Call-to-Action claro

Seu call-to-action ou pedido de ação é tão importante quanto a manchete ou título.

É o que vai fazer o visitante entrar em seu e-mail na caixa de inscrição.

Não precisa ser espetacular, mas deve ser muito claro.

Um pedido de ação pode assumir diferentes formas, incluindo a compra de seu produto, uma inscrição em email ou registro de webinar, um incentivo, como um ebook gratuito ou uma versão de avaliação gratuita.

Pense nisso como instruções explícitas dizendo ao visitante o que fazer em seguida.

Não tenha medo de explicá-lo.

Call-to-actions vagos só deixaram seus leitores se sentindo confusos, sem saber o que fazer em seguida.

Se as pessoas chegarem ao final do seu site, você precisa de um chamado para ação que os inspire a agir.

A maioria das chamadas para ação são exibidas como botões, então você quer que este botão se destaque, seja claro e orientado a ação.

Se a sua página incluir um vídeo, inclua a caixa diretamente abaixo do vídeo, com uma referência à localização da caixa de inscrição no vídeo.

Se você não tiver um vídeo ou tiver uma landing page mais longa, considere adicionar a caixa de registro em vários locais por toda a página.

5. Organize a página para o máximo impacto

As landing pages requerem um design diferente do resto do seu site.

Você deve chamar a atenção do visitante assim que acessam a página e mantê-los focados em sua mensagem e na oferta que você está fazendo.

Coloque os elementos mais importantes da sua página, como o título ou o formulário de inscrição, acima – a dobra onde o usuário não precisa rolar para baixo para ver.

Livre-se das barras de navegação, da desordem visual e de qualquer outra coisa que distraia.

Lembre-se que seu objetivo é mostrar ao leitor que tem um problema que sua oferta é a solução.

Escreva uma copy perfeita que seja clara, persuasiva e escreva na segunda pessoa.

Landing Page

Evite estes erros na sua Landing Page

Parabéns! Agora que você já leu todas as dicas anteriores e aplicou, já criou uma landing page perfeita. É isso mesmo, certo?

Não é bem assim.

Agora é hora de verificar novamente o seu trabalho.

Leia a lista abaixo para confirmar que você não está fazendo nenhum desses erros comuns, mas críticos, com sua landing page.

1. Confundir o visitante

As landing pages devem ter um propósito.

Se a sua landing page tiver mais de um objetivo, links que levam para fora da página, apresenta muitas opções ou não coincide com a fonte de tráfego, você está com problemas.

2. Projeto desordenado e não focado

As landing pages efetivas têm apenas um objetivo: levar o leitor a uma ação específica.

E cada palavra e elemento na página devem suportar essa ação.

Qualquer outra coisa na página é uma distração.

3. Copy fraca

Apenas ter uma landing page não é suficiente para obter a taxa de conversão desejada.

Uma copy convincente é o “molho secreto” que convence as pessoas a agir.

Você precisa de uma manchete rica em benefícios que faça ao leitor uma promessa e se conecte emocionalmente.

Seu texto convincente leva-os a continuar lendo enquanto enfatiza sua proposta de valor.

4. Muito foco em você

Ninguém se preocupa com você, sua empresa ou seu produto ou serviço.

Eles só se importam em como você pode ajudá-los.

Sua copy da landing page deve ser toda sobre ajudar o leitor a resolver seu problema.

5. Sem apelo claro para a ação

Os seus visitantes podem facilmente identificar o chamado à ação?

Se a sua landing page não informar ao visitante exatamente o que deseja que eles façam a seguir, eles não farão nada.

6. Nenhuma credibilidade

Você só tem 2 a 3 segundos para capturar a atenção do seu visitante e confirmar que eles estão no lugar certo.

Não importa se você está pedindo às pessoas para lhe dar seu endereço de e-mail ou parte do seu dinheiro suado, se eles não confiam em você, será difícil fechar o negócio.

7. Usando mais de uma coluna

Há uma série de pesquisas que mostram que as landing pages centradas e de coluna única geralmente convertem melhor.

O formato de 1 coluna tende a parecer mais limpo, a ter mais espaço em branco, aumentar a compreensão de leitura e manter os leitores comprometidos com a mensagem.

8. Branding inconsistente

O título ou manchete e outros elementos da landing page devem se relacionar com a copy do anúncio que levou o clique.

Em outras palavras, a página deve ser relevante para o texto e a palavra-chave do seu anúncio, e combinar o aspecto, a sensação e o tom do anúncio ou email original.

9. Uso ineficaz de imagens

É aí que muitos comerciantes deixam cair a bola.

Eles têm imagens não citadas que não têm nada a ver com o objetivo da página, ou suas imagens não são clicáveis.

10. Não otimizando os botões

Se os botões na sua landing page não se parecem com botões ou eles dizem “enviar” ou “ok”, você poderá ter um problema.

Uma pesquisa da Hubspot estudou mais de 40.000 landing pages e descobriu que as landing pages com os botões de envio rotulados como “enviar” tinham taxas de conversão mais baixas do que aquelas com texto de botão mais envolvente.

11. Não há senso de urgência

Se o seu visitante estiver em sua landing page e você não lhes der um motivo para agir agora… eles geralmente não o farão.

Você está dando a eles um motivo para agir?

Tente limitar a disponibilidade de sua oferta, ou incluir um cronômetro na página.

12. Não testar

A primeira vez que você cria sua landing page, você vai adivinhar com base em interações passadas com clientes e sua própria intuição.

Sempre há espaço para melhorias e absolutamente nenhuma maneira de saber o que melhorar a menos que você teste.

Teste dividido, ou “Teste A/B”, é uma maneira fácil de comparar os resultados dos ajustes na sua landing page, como uma nova call-to-action ou uma manchete diferente.

Quando você está testando, certifique-se de isolar e testar um único elemento ao mesmo tempo.

Pode levar mais tempo desta forma, mas é a única maneira de garantir que você saiba o que está e o que não está funcionando.

Conclusão

Construir uma ótima landing page não é nem um mistério nem uma ciência aeroespacial, mas exige algum planejamento.

Comece a planejar sua próxima landing page perfeita seguindo as recomendações descritas neste artigo e veja como seus resultados irão melhorar.

Se você gostou e achou que esse artigo foi útil para você, talvez ele possa ser útil para outras pessoas que você conhece.

Compartilhe com seus amigos e comente mais algumas dicas, dúvidas e seus resultados nos comentários abaixo.

Até a próxima e tenha grandes conversões.

Fonte: Hostgator

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