Para efetuar uma boa analise com orientação de dados da internet é necessário montar um mix de analistas, estatísticos, programadores, matemáticos, cientistas de computação e muito mais, para assim ter uma empresa com base de analise de dados e estar sempre à frente da concorrência em um mundo cada vez mais digital.
Uma das principais lutas de todas organizações está em encontrar os profissionais com a combinação certa de conjuntos de habilidades para apoiar trabalhando junto com um programa de analise.
Os recrutadores são conhecidos por pedir as seguintes experiências ao seus candidatos:
- 10 anos de experiência de analytics;
- Forte experiência em Javascript e conhecimento em html;
- Conhecimento avançado de A/B;
- Conhecimento avançado para definir KPIs;
- Gerenciamento e compromisso com clientes;
- 5 anos ou mais trabalhando com a ferramenta utilizada pela empresa;
- Experiência em SAS, SPSS, R, Python;
- Desenvolver de uma visão estratégica.
Ou seja, as organizações que procuram profissionais com essas experiências, aparentemente estão buscando apenas um funcionário para executar todas as tarefas em todo o programa para uma análise de monitoramento.
Um funcionário para elaboração de uma estratégia e KPIs, a codificação, monitoramento, testes, implantação, análise, gestão de clientes, e muito mais!
No enteando, ao pedir um conjunto de habilidades que excede o número de anos que uma ferramenta de monitoramento esteja no mercado, mostra que a organização irá efetuar uma contratação que fica muito difícil que apenas um funcionário irá conseguir efetuar com perfeição.
Organizações que tentam efetuar um programa de análise e monitoramento de dados querendo ter apenas um funcionário irá perder tempo, dinheiro e credibilidade.
É muito complicado um analista apenas conseguir efetuar todo o processo com o maior nível de qualidade, mesmo o profissional tiver o conhecimento em cada uma das habilidades exigidas no momento de uma contratação, em um momento de sua carreira irá precisar de um aprimoramento.
Em um modelo simples de analise e monitoramento de dados, existem três papéis funcionais distintas para abordar:
- Desenvolvimento;
- Análise;
- Estratégia.
Um funcionário pode até ter as 03 habilidades só que para possuir um conhecimento plano para alcançar um melhor trabalho, seria conveniente ter um funcionário para cada habilidade (dependendo de sua demanda de trabalho).
Outro ponto interessante dessa separação seria o caso que um profissional desenvolvedor seria um profissional com o conhecimento mais técnico, um profissional analista teria o conhecimento mais analítico e o estrategista teria um conhecimento voltado a estratégia.
Uma empresa de monitoramento e analise de dados fortes, teriam que juntar todos esses pontos fortes: um desenvolvedor desenvolve, os analistas analisam e os gestores gerenciam.
Veja os conhecimentos diferentes de cada função:
Desenvolvimento:
- C++;
- JavaScript;
- HTML;
- Netezza;
- SQL;
- API’s.
Analistas:
- Indicadores Chave de Desempenho (KPIs);
- Teste: A / B, multivariada;
- Governança de Dados / Integrity;
- Relatórios da Ferramenta de Administração;
- Tag Management;
- Marketing de Canal Optimization;
- Ruby, Python, SAS, Tableau;
- Google Analytics, Unica, Adobe;
- Criação painel / Distribuição;
- Treinamento.
Estrategista:
- Business Requirements;
- Melhoria de processos;
- Definição de Estratégia;
- Gerenciamento de Projetos;
- Apresentação;
- Comunicações;
- Consolidação de equipe.
Ainda pensando que a empresa contrate apenas um funcionário para efetuar essas funções.
Vamos imaginar que um funcionário desenvolvedor efetue todos os trabalhado de uma analise, depois de algum tempo ou a ferramenta estará desatualizada, ou não existiriam uma analise boa de dados, ou não conseguiriam ter uma estratégia boa após os resultados.
Não estou colocando que é impossível efetuar esse trabalho e ter algum resultado, apenas estou colocando que o resultado final poderia ser bem mais satisfatório para empresa tanto em qualidade como em lucros.
Evolução da Função de Analista
Apenas nos últimos anos, a lista de títulos de trabalho com marketing digital tem crescido exponencialmente e as empresa estão investindo muito nesse setor tanto em tecnologia como análise de dados nos dias de hoje.
Só que atualmente as empresas estão procurando profissionais que tenham conhecimento básico em cada uma dessas funções, no qual poderá levar a credibilidade de analise de dados para um fracasso.
Conclusão
Entendo que o avanço da tecnologia exigirá uma nova habilidade de cada profissional, mas não podemos mudar totalmente a formação de um profissional para uma outra habilidade.
Você também vai gostar:
O que você achou deste conteúdo? Têm alguma dúvida ou sugestão? Comenta aí!
Nenhum Comentário, até o momento.
Deixe um comentário cancel
VOCÊ QUER SER VIP?!
Obtenha acesso instantâneo à minha Biblioteca de Recursos GRÁTIS. Receba as Últimas Notícias, Ofertas, Descontos, Bônus e Conteúdos Exclusivos que não são compartilhados em nenhum outro lugar.
Digite seu nome e endereço de e-mail AGORA e seja VIP ⤵︎