O Que é Automação de Marketing e Porque Você Deveria Usar

Se você trabalha como afiliado, é um empreendedor digital ou já ampliou seu negócio físico para internet, provavelmente já ouviu falar de Automação de Marketing.

Porém, posso apostar que 90% das pessoas com esse perfil não têm ideia do que o termo significa.

Isso é compreensível, “Automação de Marketing” tem um significado bem amplo e provavelmente deve haver várias maneiras de descrever esse conceito.

O marketing é o elemento vital de cada relacionamento entre a marca e o cliente (ou prospect).

Em suas etapas iniciais, o marketing, também é a primeira parte do seu processo de vendas, a descoberta de um produto e segue auxiliando em conjunto com esse processo até o pós venda.

Porém, à medida que uma empresa começa a crescer, é impossível manter relacionamentos diretos com todos os clientes.

Neste momento é hora de contratar um diretor de marketing que possa criar programas orientados para o desempenho, centrados na conversão em escala.

Eventualmente, o marketing de sua empresa ficará tão grande que você não pode, possivelmente, gerenciar tudo através de planilhas do Outlook, Word e Excel.

Você pode contratar uma equipe de especialistas em marketing, mas eventualmente, você vai começar a desperdiçar dinheiro com tarefas redundantes, como enviar e-mails para novos clientes, configurar programas de redes sociais e de email para enviar newsletters e etc..

É aí que entra a Automação de Marketing.

MINI CURSO GRÁTIS

Pinterest Marketing para Iniciantes

Se você tem um negócio na internet seja como afiliado ou um e-commerce, fique ligado, pois estará diante de um oceano azul ainda inexplorado!

Definições de automação de marketing

A automação de marketing é um conceito difícil de capturar em apenas algumas palavras.

A melhor maneira de entender o conceito é pesquisar suas definições por diferentes fontes de especialistas.

Aqui estão as definições mais descritivas e abrangentes que encontrei:

“A automação de marketing é uma categoria de software que racionaliza, automatiza e mede tarefas de marketing e fluxos de trabalho para que empresas como a sua possam aumentar a eficiência operacional e aumentar as receitas de forma mais rápida.”
Por: Marketo

“Na melhor das hipóteses, a automação de marketing é um software e uma tática que permitem às empresas comprar e vender como a Amazon, ou seja, criar perspectivas com conteúdo altamente personalizado e útil, que ajuda a converter clientes potenciais aos clientes e transformar clientes em clientes satisfeitos.”

“Esse tipo de automação de marketing tipicamente gera novas receitas significativas para as empresas e fornece um excelente retorno sobre o investimento necessário.”
Por: HubSpot

“É o uso de ferramentas digitais para automatizar processos de marketing digital, como o disparo de materiais online segmentados, a análise dos resultados de cada disparo e o gerenciamento da relação com os clientes.”
Por: Rock Content

“Para nós, automação de marketing significa entender e agir de forma personalizada e escalável com as pessoas que interagem com sua empresa nos diferentes canais online.
É entender exatamente o interesse do Lead e seu estágio de compra e dar a ele todas as informações que precisa e são atrativas.”
Por: Resultados Digitais

Algumas das definições acima falam sobre Automação de Marketing sendo táticas, algumas dizem que é software, outras apenas chamam de um subconjunto da gestão de relacionamento com o cliente.

Simplificando, Automação de Marketing é automatizar seu marketing.

Portanto, podemos definir automação de marketing como:

Automação de marketing é o processo de utilização de software e tecnologia para otimizar, automatizar e mensurar tarefas repetitivas de marketing online.

Isso é tudo.

Portanto, quando você se encontrar fazendo a mesma tarefa várias vezes seguidas, você pode estar quase certo de que há uma maneira melhor de fazer isso automatizando-a.

Isso permitirá que você otimize a forma como a tarefa deve ser feita, não gaste nem um minuto do seu tempo para executá-la, e ainda possa medir continuamente o desempenho da tarefa.

O objetivo da Automação de Marketing é fazer o seu marketing melhor enquanto permite que você gaste mais tempo em outras tarefas importantes.

Quem usa automação de marketing?

As grandes empresas têm encontrado o valor na tecnologia, mas a automação de marketing não é apenas para grandes empresas.

Na verdade, Pequenas e Médias Empresas (PMEs) constituem o maior segmento crescente do espaço agora. E milhares de empresas ainda menores estão usando automação também.

Os primeiros a adotarem o conceito em suas ações de marketing foram principalmente as empresas “business-to-business” (B2B), como serviços de alta tecnologia/software, fabricação e negócios.

Mas cada vez mais empresas em todas as categorias (indústrias “business-to-consumer” (B2C), serviços de saúde, serviços financeiros, mídia e entretenimento, varejo e afiliados) estão adotando esse conceito para para manter e estender as relações com os clientes ao longo do ciclo de compra.

Por que você deveria usar automação de marketing?

A automação surgiu para ajudar na vida online, acompanhando o crescimento do marketing digital, do inbound marketing, redes sociais e todas as plataformas criadas para o mundo digital.

Para você entender melhor o porque de usar programas assim, vamos fazer um review rápido sobre o dia a dia de um profissional de marketing digital.

Vamos considerar que você e mais dois colegas de trabalho precisam administrar 3 redes sociais, gerenciar e abastecer um blog, criar e gerenciar campanhas de email e também campanhas de mídia paga (Adwords e Facebook Ads), além de analisar os resultados pelo Analytics.

Para que você não se divida em dois, você pode usar a automação de marketing para facilitar esses processos.

Automatizar as postagens nas redes sociais, fluxos de nutrição de envios de email, postagens no blog, monitoramento do tráfego e comportamento dos usuários.

Mas o real motivo da importância da automação de marketing é que ela te ajuda a ganhar mais dinheiro!

Como?

Ao facilitar os processos, você ganha tempo para criar mais ações, gerar mais leads e transformá-las em clientes.

As plataformas de automação permitem um acompanhamento muito próximo das suas leads.

Você consegue entender quais campanhas elas preferem, quais e-mails tem melhor taxa de abertura e qual é o comportamento mais comum delas.

A partir daí, é possível otimizar as suas campanhas para melhorar os números, consequentemente melhorando as vendas.

Você deve usar a automação de marketing para gerar mais receita para a sua empresa através do acompanhamento e otimização dos seus processos!

Você também vai gostar:

Você quer ser VIP?

VOCÊ QUER SER VIP?!

Obtenha acesso instantâneo à minha Biblioteca de Recursos GRÁTIS. Receba as Últimas Notícias, Ofertas, DescontosBônus e Conteúdos Exclusivos que não são compartilhados em nenhum outro lugar.

Digite seu nome e endereço de e-mail AGORA e seja VIP ⤵︎

O que você achou deste conteúdo? Têm alguma dúvida ou sugestão? Comenta aí!

Nenhum Comentário, até o momento.

Deixe um comentário