A persuasão é a ferramenta mais importante que você possui. Compreender as teorias de persuasão, motivação e influência vai colocá-lo no controle de sua vida.
Por quê? Porque tudo o que você quer, ou vai querer nessa vida vem a partir destes processos de persuadir.
Quando você dominar o poder da persuasão vai ganhar influência imediata sobre os outros e inspirar outros a agir a seu favor, tudo ao mesmo tempo recebendo exatamente o que você quer da sua vida.
Você irá ganhar confiança inabalável.
Você vai triplicar a sua prosperidade em vendas e marketing se tornando um imã cativante de sucesso.
Este artigo tem como objetivo mostrar regras críticas da persuasão.
Você vai aprender como fazer as pessoas instintivamente gostarem e confiarem em você, em vez de você enfrentar o inesperado com medo ou intimidação, você irá enfrentá-lo com credibilidade, controle e confiança.
Você será o senhor de seu próprio destino.
Persuasão: A pulsação do coração da nossa economia
O poder de persuasão é de importância extraordinária e critica no mundo de hoje.
Quase todo encontro humano inclui em uma tentativa de ganhar influência ou persuadir um ao outro com sua maneira de pensar.
Independentemente de idade, profissão, religião ou crenças filosóficas, as pessoas estão sempre tentando convencer um ao outro a seguir seu ponto de vista.
Todos queremos ser capazes de persuadir e influenciar para que os outros possam ouvir, confiar e seguir nossa pessoa.
A persuasão é o motor que move nossa economia, pense nisso, quantas pessoas ao seu redor são persuadidos a comprarem um produto por causa de um comercial, ou por indicação de um amigo, etc..
É raro ver grandes corporações reduzir suas forças de vendas.
Profissionais de vendas são importantes para empresas e não passivos, são pessoas persuasivas que vão sempre encontrar emprego, mesmo no momento de crise.
O poder de persuasão é o poder para o bem ou para o mal.
Pense em todas as pessoas em sua vida que foram persuasivas, você irá encontrar exemplos positivos e negativos.
Naturalmente, as pessoas persuasivas também tem o poder de levar as pessoas ao lado negativo.
Quero focar no poder persuasivo para a melhoria e aperfeiçoamento de nós mesmos, nosso amigos e familiares, nossas comunidades.
A maioria de nós não são persuasivos de nascença.
Para a maioria de nós, as artes de persuasão e influência não são dons que possuímos.
Claro, existem as pessoas que nascem com esse dom, no entanto, podemos perceber que os melhores persuasores são introvertidos.
Para muitos, a noção de se tornar uma pessoa persuasiva, significa ser forte, manipuladora ou agressiva.
Tal suposição é absolutamente errada.
Táticas como estas podem obter resultados a curto prazo, mas a influencia máxima é sobre a obtenção de resultados a longo prazo, uma influencia duradoura e sincera não um derivado de manobras calculadas, táticas deliberadas ou intimidação.
Em vez disso, a forma correta é a aplicação das mais recentes estratégias de persuasão que lhe permitirá influenciar com maior integridade.
As pessoas vão naturalmente e automaticamente confiar em você, ter confiança em você e ser persuadido por você.
Resumindo, elas vão querer estar ao seu lado.
É um equivoco comum que apenas os indivíduos envolvidos em vendas, marketing, ou posições de liderança precisam aprender sobre persuasão.
Isso simplesmente não é verdade!
Profissionais de qualquer área não só podem como dever apreendem sobre a persuasão.
Todos precisão do poder de persuasão, não importa a sua ocupação.
O que as pessoas percebem é que todo mundo usa as técnicas e táticas de persuasão por dia. Pessoas constantemente estudam um ao outro, tentando descobrir como conseguir fazer alguém seguir o que eles falam.
Não podemos chegar a algum lugar na vida a menos que sejamos capazes de trabalhar com outro seres humanos.
É através de nossas relações com outros que alcançamos o sucesso, tudo de qualquer valor que realizar na vida é conseguido através do apoio e ajuda de outras pessoas ao nosso redor.
Como uma sociedade, nós estamos interligados e a capacidade de fazer conexões é vital para o nosso sucesso.
Usando a persuasão em prol de você ou contra você
Grandes empresas gastam bilhões de reais pesquisando e analisando os seres humanos somente para convencer-nos de forma sutil a comprar os produtos deles.
Nós somos bombardeados com milhares de mensagens persuasivas todos os dias, incluindo, jornais, redes sociais, rádio, revistas, até mesmo pais ou filhos, etc..
A questão é: Será que essas táticas estão sendo usadas para você ou contra você?
Milhares, até mesmo milhões, são persuadidos contra o seu melhor julgamento todos os dias, simplesmente porque eles estão equipados para interpretar com precisão e responder com eficiência à barragem da publicidade que diariamente enfrentam.
Neste caso, o que talvez você não saiba, é que estamos diariamente sempre sendo influenciados e isso é inevitável.
Quando você tem as ferramentas certas para ter sucesso em sua vida
Vamos ser honestos, nós todos queremos e precisamos de coisas de outras pessoas.
Queremos que as pessoas sigam, confiem e aceitem-nos.
Queremos influenciar os outros à nossa maneira de pensar.
Queremos conseguir o que queremos.
Porém, a maioria das pessoas só obtêm resultados meramente temporários, limitados, ou mesmo indesejáveis.
O segredo para o sucesso é possuir as ferramentas certas e saber como usa-las.
Precisamos abrir nossas mentes para toda forma de persuasão.
Como diz o ditado: “Se a única ferramenta que você tem é um martelo, você tende a ver cada problema como um prego.”
O problema é que todo mundo não é esse prego.
A arte de persuasão é a melhor ferramenta que você pode ter para alcançar o sucesso, mas ela deve ser adaptada para cada pessoa, grupo, público, nicho, para cada situação ou evento.
É como tocar piano com apenas duas ou três notas, quando você utiliza todas as formas de persuasão você pode criar uma obra-prima com sua própria vida.
Persuasão é o processo de mudança ou reforma de atitudes, crenças, opiniões ou comportamentos em direção a um resultado predeterminado de forma voluntaria.
Se você implementar adequadamente as estratégias de influencia, você vai persuadir os outros não só pelo o que você quer, mas porque eles querem.
Note-se que a persuasão não é o mesmo que a negociação, um termo que sugere algum grau de recuar em algum momento.
Ao invés de comprometer, como uma negociação, a persuasão eficaz vai realmente convencer o opositor a abandonar a sua posição anterior e abraçar a sua.
A influência é quem você é e como você, como uma pessoa, terá impacto sobre uma mensagem. Isso vai depender de você ser visto como confiável ou uma autoridade em determinada área, por exemplo.
A motivação é a capacidade de incitar os outros a agir de acordo com as sugestões e ideias por você colocadas.
A motivação é o seu apelo à ação ou o que você deseja que seu público faça.
Aristóteles, persuasão e retórica
A habilidade de persuadir significava grande prestigio social no mundo grego antigo.
Foi Aristóteles que primeiro introduziu a persuasão como uma habilidade que pode ser aprendida.
Naquela época, a formação retórica tornou-se a mania para os cidadãos de Atenas, em especial a política de elite.
O primeiro livro já escrito sobre a persuasão era a Arte Retórica de Aristóteles, princípios básicos do livro estabeleceram a fundação da persuasão e ainda são aplicados até hoje.
Aristóteles ensinou que a retórica era uma forma de arte que poderia ser abordada sistematicamente por uma fórmula para todas as tentativas de persuasão.
Na mais famosa contribuição de Aristóteles para a persuasão ele argumentou que as tentativas de persuasão realmente eficazes seguem três conceitos (Ethos, Pathos e Logos), estabelecendo uma base inabalável para o sucesso.
Veja um pouco mais sobre elas.
- Ethos:Refere-se ao caráter pessoal do comunicador.Aristóteles ensinou que ethos foi o mais poderoso dos três meios persuasivos.Um estudo realizado por Hovland e Weiss deu a estudantes mensagens que eram idênticos em todos aspectos, exceto a sua fonte, fontes de alta credibilidade produziu grandes mudanças de opinião nos estudantes, enquanto fontes de baixa credibilidade produziram mudanças de opinião pequenas.
- Pathos:É o estado psicológico do público.O estado emocional do ouvinte pode afetar na persuasão, porque nosso julgamento pode ser diferente quando estamos satisfeitos ou quando não estamos.
- Logos:É o substantivo de uma mensagem, ou a lógica apresentada para fornecer uma prova ao ouvinte ou leitor.Aristóteles acreditava que os seres humanos tomavam decisões com base no que faz sentido para eles.
Esses três conceitos de Aristóteles são centrais para a compreensão moderna da persuasão.
Os princípios e as leia descritas baseiam-se nos princípios apresentados por Aristóteles e os gregos antigos.
É claro, que os tempos e os meios de persuasão estão mudados ao longo dos anos.
É mais difícil agora do que em qualquer outro momento da história para persuadir e influenciar aqueles que nos rodeiam.
Na época de Aristóteles, as pessoas tinham acesso limitado a informação e a maioria não sabia nem ler. Isso deu uma vantagem que não temos hoje em dia.
A persuasão moderna
A persuasão moderna corre em três principais fatores que fazem da persuasão um desafio maior do que era no passado:
- Primeiro, as pessoas possuem um maior grau educacional e tem acesso as informações com maior facilidade do que antigamente.
Com a explosão da internet, a informação é imediatamente disponível, agora podemos saber o custe de um carro antes mesmo de entrar em uma loja; - O segundo obstáculo à persuasão é que os consumidores de hoje estão cada vez duvidosos e céticos.
O número de argumentos persuasivos que vemos e ouvimos todos os dias estão a crescer e é preciso cada vez mais e mais adquirir novos conhecimentos; - A terceira barreira à persuasão é a escolha.
Agora, através da Internet, o consumidor tem acesso ao mercado mundial.
No passado, se você tivesse a única livraria da cidade, pronto seria o local que todos iriam comprar.
Agora, um dono de livraria irá competir com as livrarias ao redor do mundo.
As pessoas mais bem pagas e mais poderosas do planeta são todas ótimas comunicadoras.
Estes indivíduos colocaram-se na frente de seus grupos, comunicando e convencendo de tal maneira que as pessoas são inspiradas para apoia-las.
Seu sucesso financeiro na vida será em grande parte determinada pela sua capacidade de se comunicar com outra pessoas.
Tudo o que você quer não e não tem atualmente, você terá que começar a partir de outros.
Sua capacidade de comunicar e convencer eficazmente será a chave para a sua riqueza.
A persuasão é também o seu bilhete dourado para a promoção.
Enquanto as pessoas evitam situações abertamente persuasivos, comunicadores mestres acolher tais oportunidades, comunicadores conseguem se sentir no controle em situações desafiadoras, porque eles entendem a arte de persuasão.
O ponto central de compreender a persuasão é o conceito de neutralidade.
Assim como a energia nuclear pode ser usado para gerar eletricidade ou uma bomba atômica, persuasão poder usado para criar a unidade ou para forçar o cumprimento.
Se o resultado é bom ou ruim depende da pessoa usando as leis e como essa pessoa se aplica as técnicas de persuasão.
A fábula do sol e do vento
A fábula do sol e do vento é um excelente exemplo de persuasão adequadamente aplicada.
O sol e o vento estavam sempre discutindo sobre qual deles era o mais forte.
O vento acreditava que ele era mais forte por causa de seu poder destrutivo em tornados e furacões.
Ele queria que o sol que admitisse que ele era mais forte, mas o sol apegou-se a sua própria opinião e não poderia ser convencido.
Um dia o sol decidiu que queria o assunto resolvido de uma vez por todas, para que ele convidou o vento para competir com ele em uma competição.
O sol escolheu o concurso com cuidado.
Ele apontou um homem idoso que estava caminhando e desafiou o vento para usar seu poder para retirar o paletó do homem.
O vento sentiu que essa seria uma competição fácil de ganhar e começou a soprar.
Para sua surpresa, cada rajada de vento só fez o homem se agarrar com mais força a sua jaqueta.
O vento soprou mais forte e o homem segurava a jaqueta cada vez mais apertado.
Quanto mais forte o vento soprava, mais o homem resistia.
Os golpes poderosos de vento até mesmo derrubaram o homem no chão, mas ele não iria deixar ir seu paletó.
Finalmente, o vento cessou e desafiou o sol à conseguir fazer o homem a tirar o paletó.
O sol sorriu e brilhou radiante sobre o homem.
O homem sentiu o calor do sol, e o suor começou a aparecer em sua testa.
O sol continuou derramando seu calor sobre o homem e, enfim, o homem tirou o casaco.
O sol tinha ganho o desafio.
Este é um exemplo do poder de influenciar as pessoas usando o que você tem de melhor e de analisar seu público-alvo.
Persuasão deve ter uma audiência
A arte de persuadir e influenciar os outros requer sempre uma audiência, se é uma pessoa única, um grupo pequeno de dez pessoas, ou um grupo maior.
O segredo é sempre se adaptar rapidamente às necessidades do seu público, ver seus medos, desejos, pontos fortes e fracos.
Saber sobre seu publico vai ajuda-lo à determinar quais técnicas serão mais eficazes em qualquer situação.
Persuasão eficaz exige adaptações
Tornar-se uma pessoa realmente persuasiva requer mais do que imitar outros persuasores.
Você deve não só compreender a ampla variedade de técnicas persuasivas disponíveis, mas você também deve estar pronto para usar a técnicas mais adequadas para qualquer situação.
A natureza humana é tão variada quanto as cores do arco-íris, ações e pensamento humanos nunca são perfeitamente previsíveis, porque cada um de nós tem diferentes emoções, atitudes, crenças, personalidades e características.
A Tendência de um iniciante é encontrar um técnica persuasiva que funciona e ficar com isso, infelizmente você não pode usar a mesma ferramenta de persuasão para todos.
Persuasão eficaz tem um impacto duradouro
Você quer resultados temporários de curto prazo ou resultados permanentes de longa duração?
Uma persuasão eficaz tem um impacto duradouro, mas requer estudo dedicação e compromisso de longo prazo por sua parte.
A persuasão é efetuada em diferentes níveis, desde o primeiro passo de curto prazo até um compromisso genuíno em um nível mais longo e duradouro.
Conclusão
Você sabia que menos de 1% da população do mundo compreende e pode realmente aplicar efetivamente técnicas de persuasão?
Portanto, quando você tiver o poder de dominar, compreendendo e aplicando essas técnicas, você será capaz de persuadir e influenciar com precisão absoluta, destacando-se de todos e assim irá alcançar o sucesso que tanto deseja.
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