Qual Plataforma de Blog Escolher (Guia com as 4 Melhores Opções)

Um belo dia você decide começar um blog e imediatamente fica preso na questão mais básica, mas a mais importante: Em qual plataforma de blog devo criar meu blog?

Essa pergunta desempenha um papel significativo para quem deseja começar a blogar.

É por isso que, neste guia, vou ajudá-lo a escolher a plataforma de blog certa para você.

Todas as plataformas de blog listadas abaixo permitem que você faça as coisas mais importantes – escrever e publicar. Mas ao pesquisar a plataforma de blog certa para usar, você também precisa encontrar uma que:

  • Permita que você personalize o visual para combinar com sua personalidade;
  • Permita adicionar seu próprio logotipo;
  • Permita usar um nome de domínio personalizado;
  • Permita que seus leitores se inscrevam nas atualizações do blog;
  • Permita adicionar códigos do Google AdSense para que você possa ganhar dinheiro;
  • Ofereça opções de assinatura e compartilhamento em mídias sociais;
  • Tenha estrutura de Conteúdo SEO-Friendly.

Esses são apenas alguns dos muitos fatores que você não pode ignorar.

Existem muitos sites gratuitos que permitem criar blogs, mas eles não oferecem todos os recursos essenciais que permitiriam que você direcionasse o tráfego e tivesse uma renda significativa.

Isso pode não ter qualquer significado quando você está começando, mas conforme você se apaixona por blogar, você acabará se perguntando: O que mais posso fazer com meu blog?

Muitas pessoas cometem o erro de escolher mal e depois se arrependem.

É por isso que este guia irá ajudá-lo a não cometer tais erros.

Como escolher a melhor plataforma de blog?

Neste estágio, é importante que você entenda os recursos essenciais nas plataformas de blog.

Além de ser de fácil instalação/configuração, ter estrutura escalável, não exigir nenhuma habilidade de codificação e ao mesmo tempo ser simples para incluir códigos próprios (HTML, CSS, Javascript), deve ser intuitiva e rápida de aprender também.

Aqui estão alguns fatores que você deve saber:

Design

A plataforma de blog deve oferecer várias opções de design que você pode usar facilmente em seu blog. Dependendo do nicho em que você está entrando, ele deve oferecer um design compatível com sua necessidade. Além disso, a personalização do design deve ser fácil.

Extensão de recursos

Todos os sites de blog vêm com muitos recursos embutidos. No entanto, deve haver uma opção para integrar facilmente ferramentas e scripts de terceiros em seu blog.

Sem esses recursos importantes, seu blog ficará preso e não poderá ser escalável indo de acordo com o crescimento do seu negócio.

Curva de aprendizado fácil

A interface deve ser intuitiva, simples para qualquer pessoa (independentemente da idade e conhecimento técnico) aprender a usar a plataforma.

Suporte

Para onde você iria se tivesse uma pergunta simples sobre sua plataforma? É aqui que o suporte entra em cena.

Algumas das plataformas (listadas mais abaixo no post) têm uma comunidade próspera que está sempre disposta a ajudar os novatos.

Blogando pelo smartphone

Hoje em dia fazemos quase tudo pelo smartphone, assim sendo a plataforma deve permitir que você faça blogs pelo celular. Assim não importa aonde você esteja, sempre terá em mãos o que precisa para escrever ou blogar quando tiver vontade ou precisar.

Não precisa ser aplicações muito complexas, mas algumas atividades como moderar comentários ou responder a comentários e fazer upload de fotos do conforto do seu celular são muito bem vindas.

SEO-Friendly

A escolha da plataforma também está associada com o alcance de resultados e por isso deve ser amigável ao SEO.

Em conjunto com a aplicação de estratégias de SEO, o blog terá mais chances de aparecer na primeira página dos principais buscadores. Por isso, a capacidade de alterar alguns pontos necessários para otimizar seu blog (URL de página, tags de título, meta-descrição, etc.) é essencial.

O que é uma plataforma de blog errada?

A plataforma que limita as possibilidades de crescimento de blogs não é uma boa plataforma de blogs.

Além dos pontos listados acima, um outro fator importante a considerar é a frequência com que a plataforma é atualizada. Está em dia com as últimas tendências e avanços tecnológicos?

Por exemplo, alguns anos atrás, não era necessário ter um blog que fosse compatível com dispositivos móveis. Avance alguns poucos anos e todos os blogs devem ser compatíveis com dispositivos móveis, ou perderemos muito tráfego.

Mas a compatibilidade com dispositivos móveis não é apenas para leitores, é também para nós.

Digamos que você esteja viajando e tenha uma boa ideia. Agora você pode sacar seu smartphone e fazer um post sobre isso!

Esses são os tipos de cenários nos quais você precisa pensar ao escolher sua plataforma.

Portanto, neste artigo, vamos falar sobre o seguinte:

  1. WordPress.org;
  2. WordPress.com;
  3. Blogger by Google;
  4. Medium.com.

Existem algumas outras plataformas por aí, como Wix, Weebly e Squarespace, que você pode encontrar listadas na web como as “melhores plataformas de blog”, mas não são. Eles são mais construtores de sites que, embora bons, não são ideais para blogs.

As melhores plataformas de blog até o momento são as quatro listadas acima.

Guia pessoal para selecionar a melhor plataforma de blog

Está com pressa?

Se você não quiser ler todo este artigo e apenas quiser saber qual plataforma usar, escolha WordPress.org. O WordPress está presente em 40% dos sites do mundo, o que também é uma prova da popularidade dessa plataforma.

WordPress.org é sem dúvida o melhor. Você pode ler este tutorial sobre como instalar o WordPress nos próximos 10 minutos. Sim! É bem fácil.

Mas eu recomendo a todos que continuem lendo este artigo, pois entraremos em detalhes sobre por que devemos usar essas plataformas.

Pense nisso como: Antes de comprar um novo smartphone você deve conhecer todos os recursos, os prós e contras. É como nos mantemos informados e tomamos boas decisões…

Parece bom?

Tudo bem, vamos ver o que essas plataformas populares de blog têm a oferecer e o que estão faltando.

1. WordPress.org (Plataforma WordPress auto-hospedada)

WordPress é uma plataforma muito popular para o lançamento de um blog.

Eles oferecem duas versões de seu software:

  1. WordPress.org;
  2. WordPress.com.

Falaremos sobre o WordPress.com em um minuto, mas você precisa saber que o WordPress.org é o que muitos proprietários de sites no mundo estão usando.

Atualmente 40% da internet usa o WordPress, de blogs amadores até os maiores sites de notícias. Mais de 60 milhões de pessoas escolheram o WordPress para construir seus sites e blogs. Impressionante!

Dados da plataforma WordPress no mundo
Fonte: yogh

A razão pela qual o WordPress.org é tão popular é porque ele oferece facilmente o controle total do seu site.

É um software Open Source e atualizado a cada poucos meses para continuar oferecendo aos usuários todos os novos recursos.

Eles também têm um aplicativo móvel que permite que você faça um blog do seu celular – você pode carregar imagens, escrever postagens e responder a comentários.

O que eu realmente gosto nessa plataforma é a facilidade de uso. Qualquer um pode começar um blog em literalmente minutos.

Por exemplo, você pode escolher o pacote inicial da hospedagem Hostoo (Hospedagem à partir de R$ 7 Reais por site/mês) e escolher um nome de domínio.

Na Hostoo você instalará automaticamente o seu blog e, em seguida, você poderá começar a blogar. Leia este tutorial da Hostoo para aprender como instalar o WordPress.

Também é muito conveniente começar a escrever e personalizar a estrutura do seu blog, pois permite que você escolha um design entre milhares de temas, o que torna mais fácil para você obter um design profissional.

Dicas de temas indicados para afiliados e empreendedores blogueiros:

CURSO ONLINE GRATUITO

WP Week – Semana da Criação de Sites

Aprenda a criar sites incríveis com o WordPress e Elementor, dois dos recursos mais incríveis para criação de sites.
6 AULAS – 7 DIAS DE ACESSO – PROJETO PRÁTICO

E mais, eles também oferecem aplicativos para celular, Mac, Windows, Linux, o que torna mais fácil para você gerenciar seu blog.

Wordpress Desktop APPS

Ao contrário de muitas outras plataformas por aí, como você cria este blog em seu próprio servidor de hospedagem, você também se torna muito mais do que um blogueiro. Você não é apenas o piloto do avião, mas também o proprietário do avião.

Em outras palavras, você possui o seu blog.

Você não precisa se preocupar com algum concorrente reclamando falsamente do seu blog e fazendo com que seu blog seja excluído pela empresa responsável pela plataforma online (essas coisas acontecem).

Se você não está realmente procurando tornar seu blog popular, ganhar dinheiro com blogs ou usá-lo em seu negócio online, então você realmente não precisa dessa plataforma. Você pode começar em uma plataforma gratuita e mudar para esta se/quando estiver pronto.

Mas, se você realmente quer ser um empreendedor blogueiro, WordPress.org é a plataforma de que você precisa.

2. WordPress.com (Mais fácil de usar do que WP.org, mas vem com limitações)

Como mencionei acima, o WordPress oferece duas versões, e WordPress.com é a outra.

Se você ainda está hesitando em usar o WordPress.org, recomendo que vá em frente e crie seu blog no WordPress.com. Isso dá a você a oportunidade de usar o WordPress sem gastar um centavo (o WordPress.org é gratuito para usar, mas você ainda precisará comprar hospedagem e um domínio).

WordPress.com irá ajudá-lo a se acostumar com a plataforma WordPress. Você aprenderá coisas como escrever uma postagem no blog, como moderar comentários e como gerenciar o painel.

Normalmente, quando começamos um blog, usamos um nome que consideramos útil, mas então percebemos o quão ruim ele é. Bem, todos nós cometemos erros bobos nos primeiros dias de blog, e essas plataformas gratuitas garantem que esses erros não afetem nossos bolsos.

O WordPress.com oferece um nome de domínio gratuito, como seunome.WordPress.com, e se você quiser, também pode atualizar para um nome de domínio “real”, “personalizado”, como domínio.com.br por um pouco de dinheiro.

Existem mais recursos pagos disponíveis no WordPress.com que aumentam seus recursos, mas, como mencionei antes, se você quiser usar recursos “premium”, é melhor e mais barato ir com o WordPress.org.

3. Blogger (Gratuito e uma alternativa decente ao WordPress)

Blogger by Google

Desde 1998, com meus 15 anos, tive muitos sites pessoais em plataformas gratuitas (você era da época da Geocities e do HPG? 😅) e outros em hospedagens pagas com sistemas em PHP quando comecei a trabalhar como Web Designer Freelancer, mas o primeiro website no formato blog, foi no Blogger em 2008.

Alguns anos depois, mudei para o WordPress (.org)… E nunca olhei para trás!

Para quem quer testar a doçura dos blogs, o Blogger é outra ótima plataforma que você pode usar gratuitamente.

Esta é uma plataforma do Google e, como tal, a arquitetura aqui é completamente diferente do WordPress.

Mas, em geral, blogar no Blogger é fácil e amigável para iniciantes.

É gratuita, mais customizável que a maioria de outras opções disponíveis por ai (por exemplo, você pode editar seus temas), e há uma quantidade decente de temas disponíveis por aí.

A interface é simples e fácil de usar. Não há seções desnecessárias no painel de instrumentos. Iniciantes completos serão facilmente capazes de começar sem nenhuma orientação extra.

O Blogger oferece um aplicativo móvel que permite que você faça todas as tarefas de publicação e gerenciamento de seu smartphone ou tablet. No entanto, o aplicativo não é atualizado com a frequência que deveria.

Se você tem um celular Android, pode baixar o aplicativo aqui e verificar você mesmo.

Uma coisa de que você vai gostar no Blogger é que você pode monetizar seu blog da maneira que quiser ( Google AdSense, Associados Amazon, posts patrocinadas, anúncios diretos, etc.).

CURSO BLOGGER EXPERT

Transforme Seu Blog Em Um Negócio Rentável

Aprenda tudo sobre: Criação de páginas, monetização, e-mail marketing, mini sites, técnicas de SEO e muito mais… Utilizando apenas ferramentas gratuitas.

4. Medium (Ótimo para publicação, mas sem opção de monetização)

Plataforma de blog Medium

O Medium é uma plataforma de blog fantástica feita para escrever e ler. Se seu objetivo é apenas escrever, e você não se preocupa muito com personalização, customização e/ou ganhar dinheiro, então o Medium é para você.

Lançada em 2012, a plataforma oferece um layout minimalista e é realmente um prazer ler e escrever no Medium.

Eu geralmente compartilho meu conteúdo do DicasMKT no Medium para tráfego extra.

Como uma plataforma de blog gratuita, o Medium.com é sólido. Eles também têm um aplicativo móvel que é tão intuitivo quanto sua plataforma web.

Medium é ótimo, mas você não pode usá-lo para ganhar dinheiro.

No entanto, para empreendedores ou proprietários de empresas que não estão interessados ​​em monetizar seu blog e estão apenas procurando uma plataforma para simplesmente escrever e ser ouvido, o Medium.com é uma opção sólida.

Conclusão: qual plataforma de blog escolher?

As melhores plataformas de blog devem fornecem ao blogueiro não apenas um lugar para escrever seus pensamentos, mas todas as ferramentas de que ele precisa para se expressar e crescer até mesmo um negócio online.

Aqui estão minhas recomendações:

  1. WordPress.org: este é o vencedor claro. É o mais utilizado no mundo, é atualizado regularmente com novas funcionalidades, possui aplicativo para celular e não tem restrições.
  2. WordPress.com: se você deseja experimentar o poder do WordPress, mas está hesitando em apostar tudo, escolha WordPress.com.
  3. Blogger: é uma solução simples para ajudar os iniciantes a criar um blog completo, e se você só quer criar um blog ou diário pessoal simples, não é uma escolha horrível.
  4. Medium: para uma plataforma gratuita que permite apenas escrever, Medium.com é a melhor escolha.

Em última análise, a melhor plataforma de blog depende dos seus objetivos e da sua situação atual.

Depois de aprender sobre essas quatro plataformas, qual você vai escolher?

Você tem alguma preferência de plataforma de blog diferente das descritas aqui? Qual e por quê?

Deixe-me saber sua opinião nos comentários abaixo!

Você também vai gostar:

Você quer ser VIP?

VOCÊ QUER SER VIP?!

Obtenha acesso instantâneo à minha Biblioteca de Recursos GRÁTIS. Receba as Últimas Notícias, Ofertas, DescontosBônus e Conteúdos Exclusivos que não são compartilhados em nenhum outro lugar.

Digite seu nome e endereço de e-mail AGORA e seja VIP ⤵︎

O que você achou deste conteúdo? Têm alguma dúvida ou sugestão? Comenta aí!

Nenhum Comentário, até o momento.

Deixe um comentário