Técnica Pomodoro: Melhore seu Foco e Aumente sua Produtividade

Se você já passou algum tempo pesquisando sobre como melhorar seu foco no trabalho ou estudos, evitar distrações e como aumentar sua produtividade, provavelmente já ouviu falar sobre a famosa Técnica Pomodoro.

Criado na década de 1980 por Francesco Cirillo, a Técnica de Pomodoro é uma das formas mais populares de gerenciamento de tempo usadas hoje em dia.

Se você tem curiosidade sobre os benefícios de usar a técnica, este artigo irá dividir as informações básicas que você precisará para decidir se esta técnica vale a pena experimentar.

Qual é a Técnica Pomodoro?

A Técnica Pomodoro é uma filosofia de gerenciamento de tempo comprovado e popular que visa fornecer ao usuário o máximo foco e frescor criativo, permitindo que eles completem projetos mais rapidamente com menos fadiga mental.

A premissa principal por trás da técnica é trabalhar em blocos de tempo, tipicamente 25 minutos de duração (chamados de sessões de pomodoro, nome em italiano para o tomate), seguido de uma pausa de 5 minutos.

Francesco Cirillo usou um temporizador de cozinha em forma de tomate como seu temporizador pessoal e, portanto, o nome do método.

Cada sessão de pomodoro deve exigir toda a sua atenção em uma tarefa, cada intervalo exige que você se afaste do seu trabalho para descansar.

Depois de quatro “pomodoros” terem passado, (100 minutos de tempo de trabalho com 15 minutos de tempo de pausa), você tira uma pausa de 15-20 minutos.

O resultado é uma melhoria significativa da produtividade durante as sessões de trabalho focadas, que podem ser mantidas através do gerenciamento efetivo de distrações e de pausas regulares.

MINI CURSO GRÁTIS

Pinterest Marketing para Iniciantes

Se você tem um negócio na internet seja como afiliado ou um e-commerce, fique ligado, pois estará diante de um oceano azul ainda inexplorado!

Como funciona a Técnica Pomodoro

O processo é simples.

Para cada projeto ao longo do dia, você economiza seu tempo em breves incrementos e faz pausas periodicamente.

Veja os 6 passos para implementar essa técnica.

1. Planejamento

Leve 5 minutos para planejar o seu dia.

Em quais tarefas você trabalhará e quantas sessões, “pomodoros” eles exigem?

A organização e as expectativas realistas são a chave para ser produtivo.

2. Foco

Depois de uma distração, pode levar até 25 minutos para voltar ao que estava fazendo com força total, de modo que gerenciar distrações é vital para a produtividade.

Desligue o seu e-mail, as mídias sociais, coloque o celular no silencioso e tudo que não for estritamente necessário ou emergência, deixe para depois.

3. Mãos à obra

Escolha sua primeira tarefa e inicie o temporizador.

Sessões de 25 minutos são o tempo recomendado.

Você notará que não há um botão de pausa.

Esta é a sua motivação para lidar com as interrupções de forma eficaz.

4. Pausa curta

Ao final dos 25 minutos, afaste-se da sua mesa.

Cinco minutos de intervalo é o tempo recomendado.

Limpe sua mente da tarefa que você acabou de trabalhar, estique suas pernas ou aproveite para tomar um refresco ou um café.

5. Repita

Uma rodada de pomodoros é geralmente 4 sessões.

Ao seguir estes padrões, você irá construir bons hábitos.

No início de cada nova sessão, selecione uma tarefa para trabalhar e concentre toda sua energia em sua sessão.

6. Pausa Longa

Depois de quatro sessões de pomodoro faça uma pausa mais longa, recomenda-se de 20-30 minutos.

Certifique-se de se afastar da sua mesa, comer ou tomar uma bebida e limpar sua mente.

Você pode usar intervalos mais longos com mais frequência quando trabalha em tarefas mais complexas ou se está sentindo muito cansado.

Entenda melhor a técnica pomodoro com esse esquema ilustrado

Esquema da Técnica Pomodoro

Sugestão de quantidade de Pomodoros ideal

Saber como funciona a Técnica Pomodoro não é o bastante para realmente melhorar seu foco e aumentar sua produtividade.

É preciso saber como implementar essa técnica em seu dia a dia para q sua semana seja realmente produtiva.

Chris Winfield em um artigo de seu blog comentou sobre como a Técnica Pomodoro o ajudou a enxugar 40 horas de trabalho semanais em apenas 16,7 horas semanais.

A conclusão que ele chegou foi que 8 Pomodoros diários de segunda-feira à sexta-feira era o número ideal para que ele possa ser extremamente produtivo e ter tempo para sua vida pessoal, estudos, além de outros fatos do seu dia à dia de trabalho e demais obrigações.

A matemática foi direta: 8 Pomodoros por dia de segunda à sexta = 40 Pomodoros por semana, ou seja, 1.000 minutos de trabalho + 350 minutos de pausas a cada semana = cerca de 16,7 horas de trabalho por semana.

Utilizando a técnica ele diminuiu suas horas trabalhadas, aumentou sua produtividade e ganhou mais tempo em seu dia à dia.

Notas finais

A procrastinação pode prejudicar e muito seus projetos e prejudicar a evolução de seus empreendimentos.

A técnica pomodoro, testada e aprovada por muitos profissionais, pode melhorar sua produtividade e consequentemente aumentar seus lucros.

Agora que você já sabe como funciona a técnica e como ela pode te ajudar a ser mais produtivo, faça o teste.

Implemente a técnica hoje mesmo ou programe seu dia para amanhã logo cedo já começar a utiliza-la e conte aqui nos comentários como foi essa experiência para você.

Você também vai gostar:

Você quer ser VIP?

VOCÊ QUER SER VIP?!

Obtenha acesso instantâneo à minha Biblioteca de Recursos GRÁTIS. Receba as Últimas Notícias, Ofertas, DescontosBônus e Conteúdos Exclusivos que não são compartilhados em nenhum outro lugar.

Digite seu nome e endereço de e-mail AGORA e seja VIP ⤵︎

O que você achou deste conteúdo? Têm alguma dúvida ou sugestão? Comenta aí!

Nenhum Comentário, até o momento.

Deixe um comentário