A Teoria das Cores e Suas Influencias nas Vendas do Comércio Eletrônico
- 4 de outubro de 2017
- Vilson G. Pillat
Todos já sabemos que o comércio eletrônico vem crescendo a cada vez mais e ter sua própria loja na internet vem sendo imprescindível para qualquer comerciante. Assim sendo, é lógico que se você ainda não possui sua loja virtual, quer criar a sua o mais rápido possível e se já possui uma quer sempre atualiza-la para que ela alcance muito mais visitantes, conversões e vendas.
Muitas vezes no momento da criação ou alteração do design e sua loja, irá selecionar as cores de forma aleatória, colocando as cores que você gosta.
Porém, isso provavelmente pode não dar ao seu empreendimento online o impacto esperado, podendo até mesmo prejudicá-lo.
As cores estão presentes no dia a dia de todos, desempenhando papel nas tomadas de decisões, influenciando em compras, fixação de uma determinada marca, as cores são importantes na imagem que a marca passa.
Durante as últimas décadas todos nós tivemos a oportunidade de obter uma compreensão mais profunda sobre as cores através do estudo da Teoria das Cores, teoria que pode nos ajudar a determinar as combinações de cores que funcionam melhor para impulsionar nossos objetivos em marketing e vendas.
Neste post, vamos resumir o que você definitivamente deve saber sobre como o uso das cores podem influenciar os resultados do seu comércio eletrônico.
Por que você deve estudar a Teoria das Cores?
A Teoria das Cores foi objeto de pesquisa de muitos estudiosos como os pioneiros Newton e Goethe, depois outros seguiram estudando as cores até surgirem o sistema de Chevreul e sistema esférico de Otto Runge.
Esses estudos da teoria das cores explorados por profissionais de marketing e vendas nos trouxe a noção de que, combinando as cores da forma correta, é possível passar as informações que desejamos de forma muito mais impactante aos nossos clientes atuais e aos clientes potenciais.
Para o comércio eletrônico o estudo da Teoria das Cores pode ser muito útil para:
- Mostrar seus produtos de uma forma mais convincente e mais atraente;
- Melhorar a experiência do usuário;
- Elevar o cliente a um estado de espírito desejável para nós e para causar uma boa impressão;
- Direcionar a atenção do cliente.
No dia a dia de todo mundo as cores certamente estão presentes, mesmo sem perceber as cores estão desempenhando um papel nas nossas tomadas de decisões e influenciando nossas decisões de compras.
Quanta influência as cores podem ter?
A primeira pergunta: Quão importante é a seleção das cores?
Segundo dados da Kissmetrics, os clientes tem uma primeira impressão de um produto baseado na influência dos seguintes 3 fatores principais:
- 1% – som / cheiro;
- 6% – textura;
- 93% – aparência visual.
Nós não podemos lidar com os dois primeiros porque online o cliente não pode segurar o produto na mão, nem pode sentir o cheiro. Então, temos que dar ainda mais ênfase é ao visual, com cores que podem “manipular” os visitantes de muitas maneiras.
Basta pensar em filmes e os inúmeros filtros de cor que os cineastas e diretores usam para suas filmagens. Black Hawk Down, Seven e The Matrix são excelentes exemplos para ver como filtros cuidadosamente selecionados pode ter um efeito sobre o humor do público, assim como a música.
As cores influenciam nosso senso de segurança, perigo, falsidade etc.
Além disso, é um facto que a mente pode evocar melhor as memórias se elas são associadas com alguma cor.
É por isso que muitas pessoas usam canetas marca-texto ao estudar para um exame e é por isso que pessoas com sinestesia têm habilidades de memorização surpreendentes.
Cores Quentes e frias: as duas categorias principais
A Teoria das Cores define duas categorias básicas: cores quentes e frias.
Naturalmente, a primeira classe inclui vermelho, laranja, amarelo, rosa, etc. As cores frescas incluem azul, verde e roxo.
Em geral, podemos dizer que tons quentes são “otimistas”, com mais energia, enquanto tons frios refletem um humor mais relaxado, sombrio, sério.
O significado das cores
As cores são resultados de fenômenos físicos relacionado a luz, ou seja, se a luz não existisse, não existiriam cores.
E nosso cérebro interpreta cada cor e sua tonalidade de uma forma que nos despertam alguns sentimentos e algumas pesquisas até mostram quais são as cores mais aceitas e preferidas da maioria das pessoas.
- Azul é a cor mais popular: 57% dos homens e 35% das mulheres dizem que é a sua cor favorita.
- Com os homens, outras cores favoritas incluem: verde (14%), preto (9%), cinza (8%), vermelho (7%) e laranja (5%).
- Com as mulheres, é, claro, diferente: púrpura (23%), verde (14%), vermelho (9%), cinza (8%) e preto (6%).
Infelizmente, como estes números são muito genéricos, não podemos tirar quaisquer conclusões sérias com base neles.
Então, vamos dar uma olhada em cada cor e examinar como elas influenciam a nossa mente e sentimentos.
Nas seções seguintes, não faço nenhuma suposição, mas menciono essas declarações e os resultados que têm sido apoiados por um bom número de pesquisas científicas.
Vermelho
O que podemos associar a essa cor?
Excitação, energia, corrida, amor, paixão, raiva, agressividade, poder.
O corpo humano reage ao vermelho de uma forma claramente mensurável.
Certos processos começam no cérebro que fazem seu coração bater mais rápido, induzir aumento da liberação de adrenalina, o metabolismo e a respiração mais intensa.
Nós usamos a cor vermelha para destacar algo.
Se quisermos destacar alguma coisa, para chamar a atenção para ela, geralmente colorimos de vermelho.
Vermelho também funciona bem se quisermos que os clientes tomem uma decisão mais rápida, assertiva, instantânea para a conversão.
Podemos usar números vermelhos, por exemplo, para mostrar quantos produtos ainda estão disponíveis em estoque ou fazer o relógio de contagem regressiva vermelha exibindo quanto tempo resta até que uma promoção especial acabe, dando senso de “urgência”, de “cuidado” vai acabar logo.
Laranja
O que podemos associar a essa cor?
Alegria, energia, calor, entusiasmo, vitalidade.
No espectro emocional que se encaixa bem entre o vermelho e o amarelo: poderosa, mas simpática e acolhedora. Geralmente, ela evoca sentimentos positivos, de animação.
Adequada para conquistar a atenção do visitante.
Como, muitas vezes associada com criatividade, serve para aquelas pessoas que querem ou se sentem “diferentes”.
Se você quiser usar uns chamados um pouco “menos agressivos”, mas “muito atrativos”, utilize essa cor na ação.
Amarelo
O que podemos associar a essa cor?
Energia, otimismo, felicidade, lúdico.
Ideal para temas “fáceis” ou “informais”.
Se você gostaria de apoiar um pensamento positivo, transmitir uma mensagem de modo agradável, amarelo pode ser uma boa ferramenta para isso. Mas mantenha o equilíbrio!
Utilizado em excesso, o amarelo especialmente os tons mais claros, pode ser perturbador e pode tornar o texto difícil de ler.
Portanto, use-a com cautela.
Verde
O que podemos associar a essa cor?
Naturalidade, vida, energia, riqueza.
Verde pode nos direcionar para dois campos de associação.
Por um lado, é a cor da Mãe Natureza, por isso, pode ser uma boa escolha para elementos de design de lojas de comércio eletrônico que oferecem produtos alimentícios, cosméticos ou quaisquer outros produtos que passam a ideia de serem naturais.
Por outro lado, verde também pode representar a prosperidade, o desenvolvimento sustentável e a estabilidade financeira.
Azul
O que podemos associar a essa cor?
Calma, frieza, confiança, inteligência, segurança.
Basta dar uma olhada nos logotipos das companhias de seguros.
Muitos deles usam azul. Uma boa parte deles porque o azul pode evocar um sentimento de confiança e confiabilidade.
Através da aplicação de azul, sugerimos que o visitante está em um bom lugar quando navega em nossa loja online: não vamos enganá-los, eles podem confiar em nós, somos especialistas.
No entanto, pode ser uma má escolha com itens alimentícios.
Alguns estudos de caso mencionam que o azul diminui o apetite.
Roxo
O que podemos associar a essa cor?
Grau, título, influência, poder, força, feminilidade, calma.
Roxo pode ser efetivamente utilizado como uma cor dominante em uma loja online que oferece produtos “premium” para um grupo de elite de clientes.
Nós associamos roxo fortemente com nobreza: o roxo é o aristocrata das cores.
Há algumas razões históricas para isso, é claro.
Tintura roxa ou púrpura foi um dos corantes mais caros em tempos antigos, apenas os ricos podiam pagar. Seu preço em peso era o mesmo que o da prata e as roupas coloridas de roxo tornaram-se símbolos de status em Roma.
O seu uso foi restrito por lei, em Bizâncio a coloração roxa só era permitida para sedas imperiais.
Quanto a feminilidade, se você vender produtos de alto nível, valores altos e de alto valor, que passam a ideia de exclusividade, de elite, produtos de prestígio para as mulheres, roxo pode ser uma ótima escolha para o design seu E-commerce.
Rosa
O que podemos associar a essa cor?
Romance, amor, feminilidade, delicadeza, fragilidade, delicadeza.
Nas culturas ocidentais considera-se uma cor “jovem e animada” de feminilidade.
Se você usá-la de forma indiscriminada e seu público-alvo é composto de homens, pode trazer resultados terríveis.
Uma exceção se você for usá-la para um público-alvo composto por homens é para promoções ou eventos para o Dia dos Namorados, mostrando o clima de romance, amor, como forma de estimular a comprar presentes para suas namoradas ou esposas.
Branco
O que podemos associar a essa cor?
Pureza, inocência, eficácia.
Branco é uma cor “simples” que, em web design, pode efetivamente desempenhar um papel complementar para criar um ambiente adequado, para definir a base e o ambiente para outros elementos.
O uso adequado de espaço em branco ou espaço negativo pode fazer uma enorme diferença no design, por exemplo, quando colocar um botão de chamada para uma ação (CTA) ou uma mensagem importante na página.
Branco também representa limpeza e minimalismo: não é de admirar que a Apple extensivamente a utilize.
Preto
O que podemos associar a essa cor?
Poder, luxo, elegância, sofisticação, segurança.
Preto é muitas vezes a cor de produtos “premium”. A cor da elite.
Ela simboliza o poder e força, é muito impressionante combinado com prata, ouro ou roxo.
O seu significado pode variar de acordo com as outras cores que você utilizar com ela.
Você pode expressar “mensagens assertivas” com ela para seus clientes, mas o uso excessivo dela pode ser deprimente.
Como fazer combinação de cores?
Agora que sabemos como as diferentes cores podem influenciar os clientes, é hora de dar uma olhada em como podemos combiná-las.
Definitivamente não são recomendadas combinações aleatórias.
A nossa mente sempre encontra algumas combinações de cores, quer sejam agradáveis ou desagradáveis, baseadas em princípios claramente definidos.
Circulo de cor
A roda de cor ou círculo de cor nos mostra como diferentes tons são organizados e que relações existem entre eles: semelhante, contrastando, etc.
Os designers geralmente combinam as cores de acordo com um dos três métodos seguintes:
Cores da Tríade: Traçamos um triângulo na roda de cores e escolha os tons nas bordas: Este método resulta em uma paleta de cores bem equilibrado, com contrastes bem definidas.
Cores Analógicas: Vamos escolher um determinado ponto no espectro como uma cor corporativa básica e escolher as cores vizinhas.
Cores Complementares: Vamos selecionar cores de lados opostos e também escolher as cores vizinhas para chegar aos contrastes. Usando cores contrastantes (por exemplo: azul-amarelo, magenta-verde) podemos ter um efeito muito dinâmico.
Finalmente, vamos dar-lhe algumas dicas práticas:
- Não use mais de 05 cores em uma única página. Muitas cores pode facilmente causar confusão e perturbação.
- Sempre fazer a sua CTA proeminente. Use uma cor de contraste em comparação com o plano de fundo, use espaços em branco com sabedoria para que você possa fazer o seu aviso ao cliente facilmente.
- Laranja, bem trabalho em preto e azul para influenciar os compradores impulsivos. Azul escuro e verde azulado são atraentes para os clientes que gostam de poupar dinheiro. Rosa brilhante, céu azul e rosa podem trabalhar bem com um público mais tradicional ou à moda antiga.
SEMPRE execute testes de cores
Você pode ter encontrado suas cores principais, mas não há garantias que tudo corra bem em seu site.
Para ser capaz de definir quais tons executar e para que fins que servem melhor, você primeiro precisa descrever o seu público-alvo e definir as suas necessidades e expectativas.
Com base nisso, você pode criar um esquema de cores, mas vale a pena a execução de testes A/B também.
Tente mudar a cor de um botão, textos, backgrounds.
Analise os resultados e como influenciam nas conversões, o tempo gasto na página e a taxa de rejeição
Tentar também analisar o HeatMap para descobrir como suas “zonas de gatilho” se alteram de acordo com as combinações das cores testadas.
O melhor conselho que podemos dar aqui é este: não subestime o poder das cores.
Expressão visual é um dos fatores mais importantes para seu comércio eletrônico.
Use as cores de forma inteligente.
E você, já possui uma loja virtual? Que cores usa em sua loja virtual? Já parou para pensar quais influências elas estão causando em seu marketing e vendas?
Repense seu design, sempre aprenda e teste novas técnicas de marketing e vendas.
Espero ter ajudado, até mais e sucesso!
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